sábado, 25 de outubro de 2008

Filosofia ou religião?


Uma das coisas que eu aprendi nas minhas andanças pelo budismo(fui budista convertida em S.Paulo,à força),é o contrôle da mente.Não que eu tenha aprendido isso na comunidade que eu fazia parte.Existem comunidades e comunidades, e a minha por azar era no bairro do Morumbi,e era composta por pessoas extremamente materialistas que buscavam apenas a realização material ,enquanto eles, como seres humanos ainda precisavam de mil anos para evoluir.Me decepcionei um pouco e acabei largando a comunidade,mas não desprezo a filosofia que por sinal é muito sábia.

O budismo tem mais de 60 ou 80 ramificações, e cada qual aplica a filosofia a seu modo,mas a base da filosofia budista é sempre igual.

Começei neste universo filosófico espiritual lendo vários livros do Dalai Lama ,depois parti para o Chan chines e me informei um pouco sobre a origem indiana do budismo.Disso tudo fiz um sarapel e hoje compreendo o budismo a minha maneira e a utilizo no meu dia-à-dia para obter maior serenidade.

Uma das tecnicas é a do "vazio" da mente.Esvaziar todos os pensamentos que estiverem ali dentro e repousar no vazío.Usei por muitos anos as técnicas de meditação sem conseguir muito avanço ,porém com o tempo(mais de 1 ano),consegui aprender a esvaziar a mente por alguns segundos,depois minutos,horas.Consegui até resolver o meu problema de dor nos ombros causada pela tensão das pressões do dia-à-dia.Nunca mais sofri deste mal por um longo tempo.Aliás,nem mesmo os meus maiores problemas me afligem por um longo tempo.Me bastam uma ,ou duas semanas.Ainda sou aprendiz e não consigo estar iluminada 24 horas,mas o meu progresso está sendo lento porém progressivo.Fico muito satisfeita porque este progresso é estritamente mérito meu.
A ansiedade é outro mal que não sofro mais.Claro que ainda a tenho,mas em doses menores,nada ao ponto de tirar o meu sono.Sofria de insônia também,e hoje eu durmo como um anjo...

Junto com toda esta sabedoria adquirida por muita leitura e muita vontade de experimentar a tal da iluminação,uní a minha fé em Deus e as minhas orações universais.Nunca oro só por mim.Oro por todos nós e agradeço.

Isso venho fazendo religiosamente durante mais de 2 anos e as mudanças tem sido visíveis na minha vida .Muita coisa ainda vai mudar,mas sei que tudo isso dependerá e muito do quanto eu conseguir evoluir e me harmonizar com os meus pensamentos e o meio que eu vivo.

Estou aprendendo a vibrar com mais suavidade pra não assustar as pessoas,mas de vez em quando (na tpm),eu ainda ando elevando as minhas ondas vibratórias ao máximo e chutando o pau da barraca.

Ah!Ninguém é perfeito né! E no dia que eu for perfeita,vou deixar de ser interessante....:-)

A Perfeição imperfeita é a minha próxima meta evolutiva.

O livro acima é intitulado "O caminho da tranquilidade",por Dalai Lama.Eu quase devorei este livro por vários anos,mas ele ainda está novinho em folha.E é o marco do meu "eu" antes e depois.

Leitura leve e de fácil entendimento para ler antes de dormir e meditar...

Nenhum comentário: