sábado, 25 de outubro de 2008

mentalidade local

Motorista de taxi é igual em qualquer parte do mundo,e eles sempre nos revelam cada coisa...
Uma vez conversando com um senhor de uns 60 anos,ele me perguntou o que eu pensava dos japoneses.Se eles me pareciam yasashi(bonzinhos),ou não.Respondi que não...
Pronto.Começava aí um verdadeiro debate sobre as qualidades do homem japonês.Ele ,totalmente surpreso com a minha resposta me disse: - Mas eu a vida toda sempre pensei que eu fosse yasashi.Então,eu não era quem eu pensava que era?
Claro que falavamos sobre diferenças culturais e não era nada pessoal.Na realidade ele me parecia mesmo um senhor extremamente simpático e yasashi.Procurei deixar claro de que eram apenas diferenças culturais e que eu não achava muito bonita a mentalidade do japonês,do ponto de vista de uma estrangeira (filha de japonês)que conheceu muito bem os dois lados da moeda.
Ele me contou que a aparente frieza japonesa é coisa antiga ,herança dos samurais e que não se pode mudar assim o comportamento e a mentalidade de um povo que tem raízes tão profundas.
Aqui no Japão é feio expressar sentimentos em público.Beijar o rosto de alguém então,causa espanto a eles.Tocar as pessoas ao cumprimenta-las ou abraçar é algo impossível de se imaginar.Ver casais se beijando nas ruas é algo inédito,e quando vemos,normalmente são brasileiros.
A corrida durou uns 20 minutos,a conversa estava tão interessante e o japonês tão ávido por saber que aproveitei o ensejo do momento e o aconselhei a mudar a sua vida à partir de hoje (que pretensão da passageira).Eu o aconselhei a chegar em casa e dar um beijo no rosto da okusan(esposa) e depois sair de passeio com ela de mãos dadas.
Ele ria muito e dizia que iria tentar...aos poucos.Mas que preferia beijar alguém mais jovem.
Ahhhh!Velhinho safado!Acho que ele era um típico "ero oyaji"(velho tarado) e eu com essa mania de achar que velhinhos de cabeça branca são sábios em qualquer parte do mundo.
As diferenças existem,mas algumas semelhanças parece que fazem parte de um estado de espírito que tem mais a ver com a idade do que com as heranças culturais propriamente ditas.

Nenhum comentário: