segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Personalidade patológica

Andei com saudades da Clara. É essa mesma, a Clara Mattolli da novela Passione. Eu adorava assistir as cenas onde ela se mostrava como era na verdade, uma verdadeira psicopata, ou sociopata...sei lá como se define uma pessoa que carrega traumas e complexos mal resolvidos dentro de si desde a infância ao ponto de querer vingar-se na sociedade . Infelizmente não é apenas na ficção que esses "personagens" aparecem. Podem estar bem ao nosso lado, pior ainda, dormindo ao nosso lado. Sabe aquelas histórias malucas de maes que assasinam os filhos, pais que abusam sexualmente dos filhos , ou de gente que teve a capacidade de planejar a morte de alguém que um dia foi (deveria ter sido) importante? Esses tipos entrariam na categoria psicopatas .Penso eu. Mas e aqueles que são mais "mineirinhos", comem quietos, são mansos e ninguém percebe que eles tem algum disturbio mental?
Eu mesma tive um amigo na adolescência que era um doce de pessoa, falava manso, era inteligente e super prestativo , meio timido. Ninguém nem poderia imaginar que ele sofria de esquizofrenia. O cara tentou se matar sem nenhuma razão aparente. Claro que sem nenhuma razão aparente no nosso mundo do lado de cá, mas no mundo dele, ele deveria ter lá os seus motivos. De repente ele ouvia vozes ...sei lá.
Dificil mesmo é dizer quem é normal e quem não é nos dias de hoje. Tem gente que finje bem, ou até mesmo pensa e não tem a menor dúvida de que é "normal". De uma coisa eu tenho certeza ,pessoas que não expressam emoções, ou pior ainda, simplesmente não as tem nem mesmo no olhar, e tem dificuldade para compreender(ou ignora) as necessidades emocionais dos outros deveriam ser tratadas no mínimo como pessoas "diferentes"e carentes de algum tratamento psicológico.
Se em algum momento da sua vida os seus caminhos se cruzarem aos de uma pessoa que não expressa emoções espontâneamente e a empatia emocional seja mecânica ou momentânea do tipo estar fazendo amor com uma porta automática. Saia correndo. Ausência de reações emocionais compartilhadas é uma característica frequente nos transtornos patológicos.
Encontrei este site na net que fala sobre psicopatologia e achei muito interessante. Algumas características patológicas de transtornos de personalidade citados no site são a cara de certas pessoas "normais" que eu conheço.Qual é a sua patologia?
Eu paritcularmente tenho uma caracteristica de cada tipo patológico descrito nesse site, não todas.Eu ainda sou normal?
http://www.psicosite.com.br/tra/out/personalidade.htm

Nenhum comentário: