terça-feira, 1 de novembro de 2011

Inteligência emocional

"Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles."
Simples definição não?
Fiz um teste na net e a minha pontuação foi 66 (media inteligencia emocional), segundo o teste eu preciso aprender a controlar a minha ansiedAde e a minha impulsividade. Corretissimo!
Eu sou "ainda" daquelas que fica corada de vergonha e roxa de raiva. Não consigo nem disfarçar porque o rosto inteiro e parte do colo começam a ficar vermelhos. Em um dos meus rompantes nervosos o meu rosto começou a queimar e o pescoço e o colo começaram a avermelhar, teve gente mais desatenta que achou que eu estava com alergia.Pode?
Se eu conseguisse controlar esta energia nervosa dento de mim que aflora e queima à flor da pele eu poderia me considerar uma pessoa extremamente inteligente emocionalmente, pois bom senso eu tenho de sobra para compreender certas situações conflituosas, mas isso só depois que o sangue parou de ferver os nervos. Até lá já chutei o pau da barraca. Tarde demais.
Ainda bem que, apesar da minha impulsividade que me coloca sempre em situações complicadas , eu tenho o bom senso de sair delas enquanto é tempo. Resumindo, sou impulsiva pra entrar numa fria , me atirando de cabeça (sabendo aonde estou pisando) e sou impulsiva pra sair também de qualquer situação que não me agrade (doa a quem doer), sigo em frente e nem olho pra trás. Existem certas situações na vida que devem ser urgentemente "abortadas". Inteligência emocional? Que nada, astúcia e frieza capricorniana !

Nenhum comentário: