sábado, 26 de novembro de 2011

Os vinhos portugueses

Não, eu não estou derrubando as taças de tão bêbada, é assim que se analisa a cor de um vinho e sua oxidação.


Segundo dia de aula do curso de vinhos básicos no Senac. Hoje o tópico foram os vinhos portugueses. Nem poderia deixar de ser um dos tópicos do curso, o professor é um português muito viajado que além de muito divertido é super culto.Eh, quem viaja muito por esse mundão à fora acaba se transformando em uma verdadeira enciclopédia ambulante.O cara é ótimo. Mas assim como todo cidadão que perdeu a pátria e viajou pelo mundo, o cara é um duro.Duro, mas culto.

As aulas são super interessantes e o assunto "vinho" traz sempre junto a sua história e tradição. Hoje, degustamos 6 variedades de vinhos portugueses, do vinho do porto aos vinhos de sobremesa (licorosos) que são muito mais doces e muito mais alcoólicos. Aí, não deu outra! Eu não lembro mais o nome de todos porque eu já estava sob o efeito da alta concentração alcoólica dos vinhos.

Se a coisa continuar assim vai ser complicado memorizar a parte teórica das aulas que é sempre culturalmente tão interessante. Hoje mesmo me perdí um pouco até na degustação dos vinhos e não consegui encontrar nenhum aroma diferente nos vinhos licorosos além do álcool.Calma! A aula não foi em vão. Eu aprendi a identificar um vinho oxidado pela sua coloração. Ótimo! Agora já posso reclamar os meus direitos quando eu comprar um vinho estragado.

O assunto "vinho" é muito interessante desde o seu plantio e cultivo. Leiga no assunto, nem imaginava que as videiras tem que sofrer para dar bons vinhos. Uma videira pode produzir até em areia , como ocorre em Lisboa.

Outro detalhe sempre discutido em todas as aulas são os "novos vinhos" e alguns muito bons produzidos no Brasil.

Bem, o assunto é muito rico e 4 dias de aula não serão nunca suficientes para aprender sobre este fantástico mundo dos vinhos , seu cultivo, as variedades , a tradição, e a enogastronomia.

3 comentários:

lucas disse...

quem é vc borboleta?
está batendo as suas asas, prestes a iniciar o caos???

lucas disse...

quem é voce borboleta....
agita a suas asas.....
pretende iniciar o caos?
vc respira e inspira sede de viver, gosto disso.

Viajante disse...

Olá Lucas!
Tem razão, tenho sede de viver...sem máscaras e ser e fazer aquilo que mais gosto...conhecer culturas diversas. Mesmo que nem sempre eu me adapte a elas...:-)
Caos?Nãoooo!Só dentro da minha bolsa.