sábado, 19 de novembro de 2011

A Senhora japonesa



Estava esperando na fila para comprar a minha passagem de ônibus para São Paulo, e bem na minha frente uma senhora japonesa , e pelo modo dela se vestir, a cor branquissima da pele e o sotaque carregadissimo, a "coitada" era mesmo uma japonesa legítima em terras tupiniquins. "Coitada", no sentido de estar sendo extremamente educada até mesmo para comprar um simples bilhete de ônibus. Ela pediu desculpas umas 3 vezes e agradeceu umas 5 vezes. Gente! Aqui no Brasil não tem necessidade disso. Muito pelo contrário, quando somos extremamente educados no trato com as pessoas , elas nos julgam seres de outro planeta.


Os japoneses são exageradamentes civilizados na rua, no trem, no trabalho, ou em qualquer outro lugar , por uma questão cultural , em contra-partida , os brasileiros não. A educação aqui no Brasil é questão de berço. O japonês quando em viagem por outros países (e como eles viajam) são extremamente respeitosos com os costumes locais. Jamais você verá um grupo de japoneses fazendo bagunça ou falando alto em país algum pelo simples "senso" de respeito com o país onde eles estão sendo gentilmente recebidos.

Mas voltando a senhora japonesa. Coitada, até quando o bilheteiro deixou cair as moedas do troco ela pediu desculpas, como se a culpa fosse dela. Não parava de agradecer e quase que sai um "sumimasem" da boca dela. Eu percebi .


Para equilibrar a situação eu cheguei logo depois dela e já mandei um : - Passagem pra São Paulo ,por favor!Bem seco! Sem nem olhar na cara do bilheteiro e nem agradecer ,porque se perde tempo e também é desnecessário , visto que , o meu pedido foi seguido de um "Por favor". Assim é a vida em São Paulo e temos que nos adaptar.

Ter educação é muito bom e recomendável, mas em excesso, aqui em terras tupiniquins, depende muito com quem você lida.

Nenhum comentário: