terça-feira, 15 de novembro de 2011

Síndrome de Tourette






Fiz uma grande descoberta sobre mim mesma hoje. Na minha incessante "busca" por auto-conhecimento , que por sinal pode ser uma obsessão, descobri que alguns tique nervosos que foram muito frequentes na minha infância tem um nome: Síndrome de Tourette. Que chique, este termo em francês, não?



Segundo estudiosos , este tipo de distúrbio aparece normalmente na idade escolar e tende a diminuir ou simplesmente sumir na adolescência. E foi exatamente assim comigo. Eu tinha vários tiques nervosos que aumentaram muito quando ingressei na escola primária e que me causaram várias situações constrangedoras pois tais tiques nervosos eram compulsivos e de dificil controle. Aos poucos , com a chegada da adolescência e de muito policiamento da minha parte consegui elimina-los da minha vida, porém penso que os tiques nervosos eram apenas uma forma de exteriorizar a minha confusão "nervosa". Pode ser que hoje, na idade adulta eu esteja manifestando tais distúrbios de uma forma mais sutíl, ou possuo mais controle sobre eles , não deixando que se exteriorizem.Vai saber!Enfim, eu sou neurótica!



A astrologia me ajudou muito no meu processo de auto-conhecimento, a identificar certas características negativas da minha personalidade que causavam "algumas" situações "nervosas" e "obsessivas" nos meus relacionamentos em geral. E aquele medo de mim mesma?



A tendência a atrair "iguais", ou seja, os neuróticos de carteirinha que de alguma forma se identificavam comigo, tinham uma explicação. Sem falar nos meus altos e baixos de humor. A questão genética tambem deve ter contribuído, ou, é exatamente a questão genética a grande causadora de tantos distúrbios na minha" riquíssima" vida emocional. Analisando mais detalhadamente a minha família, não posso afirmar que somos todos saudáveis sob um aspecto psicológico. Me recordo de quando eramos adolescentes, eu e meus irmãos, e o meu pai sempre se perguntava: - Mas o que há de errado com esta família, se todos são capazes e inteligentes?



Respondendo a pergunta do senhor meu pai: Eu sou neurótica. Quanto ao resto da família , cada um que se descubra. Encontrar as causas e ter consciência delas já é um grande passo, resolve-las em definitivo já é uma outra questão. Mas calma minha gente, eu sou tão normal quanto a outro "louco" qualquer que se julga "normal" e convive normalmente em sociedade. São tantas síndromes que estão descobrindo ultimamente. Com certeza você que está lendo este texto deve ter uma também. Pare, pense e se analise.



Link do wikipédia sobre a Síndrome de Tourette: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Tourette

Nenhum comentário: