domingo, 19 de agosto de 2012

Bullying no Japão

Lá vou eu para o terceiro dia de trabalho. Já perdi peso. Não sei dizer o quanto. Também não sei dizer se é em função do novo horário de trabalho, do fuso-horário, ou da economia que estou tendo que fazer. Talvez tudo junto. Não vejo a hora de começar a me restabelecer financeiramente. Esta fase para mim está sendo de total "GAMAN",traduzindo: Paciência.
Quando temos que ter paciência em uma certa área de nosssa vida, fica difícil ter paciência em outras. Eu estou sem paciência com aquelas "velhinhas" típicas do Japão que enchem o saco de todo novato que começa no trabalho. Já criei uma certa antipatia com uma japa , e se ela continuar a me encher o saco será uma briga feia. Claro que nós estrangeiros sempre perdemos para eles, mesmo que nós tenhamos a razão, nunca podemos responder para um" SENPAI", ou seja, um veterano. Eu quero mais é que ela e sua experiência no trabalho "Morram". Tipo, eu não tô nem aí pra ela!
Apesar de não ter paciência com certos tipinhos que cruzam no nosso desafiante caminho de readaptação ao país do sol nascente, eu procuro sempre ter bom relacionamento com os chefes. Claro, aqui é o país dos "Gomasoris", que em japonês significa ralador de gergelim, ou puxa-saco, em português e como eu não sou nada boba sempre respeito mais os chefes e tento jogar um "xaveco" . Sempre funcionou.Vamos ver se desta vez funciona.
O povo japonês é muito previsível, e se nada mudou neste periodo que eu estive fora, o normal é as velhinhas encherem o meu saco até se cansarem de mim e eu aprender todo o trabalho. Ou, começarem a me boicotar no trabalho. Aí o bicho vai pegar, porque eu não tenho a mínima paciência com essa mania do japonês de fazer "IJIME", que é como um bullying.
Logo que cheguei aqui, a zeladora do meu prédio me disse que não para gente aqui. Então perguntei o porquê?Seria algum problema com o apartamento?Ela me disse que não era nada com o apartamento e sim relacionado ao trabalho e bullying. Ahhhh!Mas era só o que me faltava!! Me enfiaram justamente em um lugar aonde o povo japonês adora fazer essas coisas. Que legal!
Já cheguei meio que na defensiva, mas tentando me conter, como sempre. Espero que ninguém mais venha encher o meu saquinho porque senão , a briga vai ser feia. Eu não consigo me conter e reajo sem pensar duas vezes, a minha linguinha capricorniana é afiada.
Mas como eu já conheço esse povo, vou me defender com todas as armas, desde puxar o saco dos chefes ao uso da dissimulação para me fazer de vítima das circunstâncias. Ou, pagar pelos meus atos e sofrer "bullying" outra vez. Eh! Já sofri bullying aqui no Japão como a todo mundo, mas sempre terminou tudo bem.
Aqui no Japão a coisa funciona assim. Se você fica quieto sofre bullying , se você fala sofre também. Então, eu prefiro falar do que ficar engolindo sapo de gente ignorante. Eh! bullying é coisa de gente ignorante e irracional.
Mas se sofrer bullying me levará a fama como a Geisy Arruda. Eu pago o preço!

Nenhum comentário: