domingo, 19 de agosto de 2012

Lembranças

Hà mais de 20 anos atrás trabalhei em uma fábrica de alimentos que se chamava Musahino Shokkuhin, nos arredores de Toquio. Hoje, em função desta minha experiência do passado , fui contratada para trabalhar na mesma fábrica só que desta vez em Osaka, muito mais ao sul do Japão , a umas 3 horas ou mais de trem bala da região aonde estou agora.
Minha gente! 20 anos, são 20 anos. Naquele tempo tudo era diferente no Japão, e o ramo de alimentos no Japão não era tão exigente e criterioso como é hoje em dia.
Acho que fui uma decepção para os meus novos contratantes, que achavam que eu tinha muita experiência no ramo.
Imagina que eles me colocaram para trabalhar na cozinha para cortar todo tipo de frango, cozido, assado, com shoyu, com açucar, empanado, croques, bacons e outros trens que tem medida certa. E eu lá sei manejar uma faca de cozinha?
Pra começar , eu nunca uso faca grande porque tenho medo de cortar o dedo. Cresci vendo a minha mae cortar o dedo praticamente todos os dias na cozinha. Eu tenho trauma! Só uso facas pequenas e aquelas grandonas de cozinha industrial eu nunca usei na minha vida. Pra quê ser tão grande? Parece mais uma espada de samurai.
Conclusão, eu não conseguia nem segurar a faca de tão grande. Imagina cortar alguma coisa com medidas certas .
Se eles soubessem que ha 20 anos atrás , quando trabalhei na filial de Saitama-ken, eu só fazia servicinhos fáceis , por ser imprestável para trabalhos muito precisos ou pesados, talvez eles nem teriam me contratado. E se eles soubessem também que eu era a protegida do chefão que não me deixava fazer nenhum trabalho duro, e ainda trabalhava sozinha em uma sala com ar-condicionado na cozinha da fábrica? E se eles soubessem que eu errava pra caramba e enrolava o dia inteiro sem fazer nada de produtivo? E se eles soubessem que eu fiquei um bom tempo trabalhando por conta sem ter a supervisão de nenhum encarregado do setor, porque o encarregado era eu mesma? E eu faltava no trabalho pra dedéu!
E o pior...e se eles soubessem que na minha primeira semana de trabalho no Japão, tive um ataque de nervos e sai jogando frango , botas, uniforme pra tudo que é lado e saí correndo como uma louca pelos corredores da fábrica? Foi um grande vexame!
Será que eles teriam me contratado mesmo assim? Na dúvida, é melhor eu ficar quietinha e não contar nunca a ninguém a minha primeira experiência profissional no Japão...hà 20 anos atrás .


Nenhum comentário: