segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Japão X China

100 yuans chineses X 10.000 ienes japoneses
.
O Japão já não é mais o mesmo país de outrora desde que perdeu o titulo de segunda maior potencia para a China. Particularmente eu acho que de forma injusta. Todo mundo sabe que os produtos fabricados no Japão são de altíssima qualidade, e custos altos também, em contrapartida os produtos fabricados na China são na sua grande maioria produtos falsificados , ou de baixa qualidade com custos baixíssimos em comparação com os custos da produção de produtos manufaturados japoneses.
.
Para quem está do outro lado do mundo , nem pode imaginar como alguns produtos são fabricados na China. Os brasileiros são grandes consumidores destes produtos e nem estão se importando se é verdadeiro ou falso. Aliás, é legal isso no Brasil? Vi muita gente comprando celulares chineses em São Paulo.

Aqui no Japão, a tv japonesa não tem perdoado os chineses e sua produção de produtos falsificados e de procedência duvidosa. Os chineses são tão cara de pau que até nome de celebridades japonesas usam sem nem pedir autorização para ilustrar seus negócios.
.
Na china algumas cápsulas de gelatina para medicamentos são produzidos de material reciclável. Até aí reciclar é algo louvável, mas com lixo queimável boiando dentro da solução?Segundo a tv japonesa este material é tóxico. Infelizmente naõ consegui entender que material era, mas as imagens eram nojentas. Nem vou comentar aqui sobre as cápsulas de carne de fetos que apreenderam na Coreia né! Esse povo é muito estranho mesmo!
.
A China na verdade é como o Paraguay do Oriente, as fabricas que produzem produtos falsificados são prédios velhos sem estrutura e nem limpeza. Alguns pontos de venda e fabricação de celulares falsos são considerados perigosos. Principalmente para japoneses...hehe.
.
Acredita-se que 80% dos celulares falsos que circulam pelo mundo é de fabricação chinesa.
Existe uma rua, ou praça nos arredores de Hong Kong onde ambulantes desmontam celulares no meio da rua para troca de partes do celular que pifaram com pouco tempo de uso. Assim nem precisa de garantia de um ano, dá pra trocar na rua. Não sei dizer se pagam pela troca, ou se o serviço é grátis e o ambulante leva o celular com problema para a fabrica e colocam a venda de
novo. Deve ser, isso.
.
Como eu acabei de chegar no Japão, depois dos japoneses perderem o segundo lugar de maior potencia mundial para a China, nem sei dizer como andam os ânimos dos japoneses com relação a China, mas na reportagem que assisti da TV japonesa, os dois enviados japoneses estavam ironizando os produtos falsos fabricados na China e o tempo todo pareciam tentar mostrar o lado negro (marginal) da nova potência econômica mundial.
.
No Japão é terminantemente proibida a circulação de produtos falsificados, como por exemplo as bolsas Louis Vuitton. Se você for pego no aeroporto com celulares e bolsas falsificadas terá que deixa-los na alfândega.
.
Também não sei dizer se deve-se pagar alguma multa por esta contravenção. Na dúvida, é melhor nem pensar em viajar para a China e fazer compras para depois voltar para o Japão.
..
Ah, outra coisa. se por acaso viajar para a China e voltar para o Japão pode ser que você sofrerá algum tipo de discriminação no aeroporto ou no seu retorno ao trabalho. Tipo, se você não está portando alguma bactéria ou vírus chines no corpo...hehe. Tá cômica a coisa aqui.
.
A cultura e a postura japonesa é muito diferente da cultura chinesa em relação a produtos falsificados, que eles , os chineses chamam de produto genérico e não falsificado. Mas é muita cara de pau produzir um IPhone e dizer que não é imitação porque não está escrito IPhone no aparelho e sim Phone, ou se trocam a figura da maçã da Apple com uma folhinha do lado direito
ou do lado esquerdo. Enfim, se os japoneses e chineses tinham ainda diferenças para resolver desde a segunda guerra, agora devem ter muito mais.
.
A briga é boa, só falta o governo japonês proibir a entrada de produtos chineses (legalizados) no futuro, por enquanto são só os falsificados. As plateleiras das lojas japonesas vão ficar vazias.
.
Ta aí uma boa idéia para os países que não estão contentes com a ascensão chinesa. É só mover uma ação mundial (éh,tem que ser global) e brecar a entrada de produtos falsificados originários da China (se é que já não estão fazendo isso), mantendo apenas aqueles legalizados no mercado. Iria falir a China.

Nenhum comentário: