sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Culturas e suas origens

Quando os japoneses me perguntam sobre a cultura brasileira é sempre dificil explicar para eles que nunca estiveram do outro lado do  planeta, as origens da nossa cultura .
A cultura brasileira é originária da influência de vários povos e etnias, portanto , não existe uma definição específica e nem tão pouco uma cultura predominante.
Difícil mesmo é explicar para eles que o brasileiro verdadeiro é o índio, e que toda a América é feita de origens indígenas. É preciso conhecer bem sobre a cultura e a origem do nosso Brasil para poder explicar para este povo a origem da língua e as mil faces que o Brasil apresenta.
Tem japonês que me pergunta se eu nasci em Portugal , ou no Brasil. Pode? E o pior,  é que não são propriamente pessoas ignorantes que não tiveram acesso a informações . Ainda mais nesta era da informática , é imperdoável uma pergunta como esta, mas...
Ao mesmo tempo, para os brasileiros que tem  europeus e também  africanos na sua ascendência, a grande maioria não sabe nem dizer ao certo de que origem eram os seus avós, ou bisavós. Bom, neste caso já seria ignorância demais. Imperdoável não saber as proprias origens.
Como vamos explicar a origem da cultura brasileira se o proprio brasileiro faz uma confusão tremenda com as suas proprias origens?
 A descendência da minha filha por exemplo , já está uma confusão total. Origem  japonesa , mescladas a européias (talvez portugueses) , um pé na Àfrica e outro nas origens indígenas.
Não é difícil identificar a origem dos brasileiros quando conseguimos identificar os sobrenomes , mas por incrível que pareça os nomes e sobrenomes de origem afro foram totalmente extirpados no tempo da escravidão. Os indígenas então, não tinham nem se quer uma referência, apesar de  que muitas ruas e alguns Shoppings de São Paulo até hoje, possuem  nomes originários da cultura indigena.
Os japoneses tem uma cultura própria bem distinta, mas muitos não sabem que algumas palavras e até mesmo a escrita japonesa andou tendo influência portuguesa. É o exemplo de algumas sílabas do Katakana que foram alteradas pelos portuguêses quando eles tentaram colonizar algumas regiões do Japão, sem obterem muito sucesso por volta do século XV.
Munida de tais informações sobre os japoneses eu até poderia dar uma lição no japa que me perguntou se eu era portuguesa só pelo fato de falar a lingua portuguesa né? Mas deixa pra lá!É preciso conhecer muito sobre a Historia Mundial para criar longos debates e ainda passar informações corretas para não criar mais confusão. Eu mesma nem me toquei quando ele me disse que a sua cidade natal era Hiroshima. Famosíssima mundialmente pelo ataque das bombas nucleares na segunda guerra mundial. Que gafe! Com certeza ele deve ter parentes que sofreram as consequências deste acontecimento que marcou para sempre a história de sua cidade.
E quem sabe , ele tenha entre seus parentes algum japonês que fugiu para o Brasil no pós guerra e ele nem sabe?
Histórias e mais histórias. O mais interessante não é estudar sobre as culturas . Não tem graça. O mais enriquecedor é vivencia-las e ouvir de nativos as histórias que compoem a cultura de cada país.
Intercâmbio total!


Nenhum comentário: