sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Está chegando o Natal

Todo mundo sabe que passar o Natal no Japão é muito sem graça, quando não triste.`Portanto, quem passa o Natal por aqui em terras japonesas tem que no minimo ignorar esta data. Eu mesma a ignoro sempre. O Natal para mim sempre foi uma data que se comemora em família e quando estamos largados aqui neste fim de mundo onde grande parte dos habitantes são xintoístas ou budistas , o jeito é ignorar esta data. Para os japoneses o dia 23/12 é a data mais importante do mês porque é a data de nascimento do Imperador Akihito. Este ano o dia 23 cai em um domingo, portanto não é feriado por aqui, o dia 25/12 é dia normal e se trabalha. Eu mesma trabalho  até o dia 25/12 e depois entramos todos em férias coletivas até o dia 7/01/2013. Minha gente! Haja criatividade para inventar algo para se fazer nestes dias de frio intenso no Japão.
A japonesada (que tem grana) costuma viajar, senão para a casa dos familiares, eles viajam para o exterior . Nós brasileiros costumamos ficar em casa engordando a pança e gastando o salário do mês em comida nas lojas de conveniência. Este periodo é de prejuizo total para nós brasileiros que não somos habituados a passar tanto tempo parados no invernão japonês.
Eu até recebi um convite (com passagem paga) para viajar para a Europa . Papai Noel existe. Ele pediu para eu verificar quanto custa a passagem de ida e volta no periodo de festas. Eu não me animei muito porque Papai Noel paga só a passagem, e eu não gosto de viajar para a Europa sem dinheiro.Já me bastou uma experiencia infeliz . Ainda tenho muitas contas para pagar e uma viagem agora seria uma despesa à mais no meu orçamento , mesmo com a passagem de ida e volta paga. Gasta-se com os preparativos e a ida ao aeroporto de Toquio , e tenho que pensar no salario de dezembro que será meia boca, com menos de 20 dias trabalhados. Dureeeza!!! O jeito vai ser engordar a pança em casa porque se eu inventar de sair de casa vou querer comprar tudo que vejo pela frente. Ahhh!Ninguém mereceeeeee!

Nenhum comentário: