sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Forte terremoto ao noroeste do Japão

                                                          Repórter da Tv japonesa

Agora são 17:21 , de sexta feira, dia 07/12/2012. Ao noroeste do Japão ocorreu um novo terremoto de Shindo 5 , com magnitude 7.3 graus e risco de tsunami na cidade de Miyagui-ken. O tremor que foi sentido lateralmente, não provocou danos e nem vítimas. A diferença  entre Magnitude e “Shindo”. Magnitude é a grandeza (tamanho) da energia do terremoto e Shindo é o índice, como se sente o tremor.
  Eu estava assistindo a um programa japonês e o noticiário local interrompeu a programação para alertar a população local à deixar suas casas imediatamnte. A altura do tsunami é de 1 metro( em Miyagui-ken) é considerado pouco, mas mesmo assim estão aconselhando as pessoas a sairem de casa e procurarem um lugar alto para se protegerem porque existe o risco do tsunami ocorrer mais de uma  vez . O repórter pede que as pessoas recordem  do ocorrido em 11/03/2011 e se protejam imediatamente.
Aqui em Shizuoka não tremeu, (shindo 2) ,apesar de terem sentido um leve tremor em Toquio.
Nestas horas, eu fico sempre com aquela dúvida cruél. Será melhor esperar um pouco para ir tomar banho ou é melhor esperar os acontecimentos? Ninguém merece ser pego por um terremoto no meio do banho e ainda por cima em pleno inverno.
O mais estranho é que os últimos terremotos andam muito concentrados ao noroeste do Japão. Normalmente, quando ocorre um grande terremoto em uma área, é difícil ocorrer outro por um bom tempo. Assim dizem os japoneses, mas o noroeste do Japão treme quase todos os dias.
Enquanto eu estava no Brasil, acompanhava sempre as áreas (no mundo) aonde ocorriam terremotos e Fukushima, tinha quase todos os dias um tremor de cerca 3 ou 4 graus, mesmo após o grande terremoto ocorrido em 11/03.
Uma vez uma japonesa me disse que quando o tempo  esquenta  subitamente no inverno é sinal de terremoto. Sábia japonesa. Ontem a temperatura mudou por aqui (sudoeste) . Não estava tão frio assim e eu tive que desligar o aquecedor. Todas as vezes que a temperatura aumenta do nada no inverno eu já fico meio desconfiada. È batata!
E a minha amiga japa ainda pensa em ir viver em Fukushima dentro de 2 anos...e o pior, ainda me convidou para ir viver na cidade com ela e o marido.
Tem certos convites que recebemos na vida que apesar de serem de coração, somos obrigados a recusar...

Nenhum comentário: