domingo, 9 de dezembro de 2012

Nippon no sabishisa

Aqui no Japão até mesmo para quem gosta da solitude, chega uma hora que cansa. Eu estou tendo que trabalhar de sabado e domingo, folgando de quinta e sexta. Então, eu tenho na verdade , 3 dias normais trabalhando com o povo, no sabado e no domingo não tem quase ninguém. Entro calada e saio muda.
Não que eu goste  de ficar calada todo o periodo de trabalho, mas fazer o que? A japonesada não é muito de puxar conversa com estranhos. Apenas alguns japoneses são mais extrovertidos e comunicativos, a grande maioria é super timida e nunca puxa conversa com ninguém que não conheçam. Ás vezes até entre eles, não se falam muito. Ficam o tempo todo olhando a telinha do celular.
Tenho algumas japonesas com quem converso sempre,mas elas estão em outros turnos e no sabado e no domingo eu fico sempre com o povo novo que não conheço bem.
Tá aí uma coisa que eu não gosto daqui. O povo não sabe se comunicar. Não sabe jogar uma conversa fora, trocar idéias animadas. Tem até alguns japas que não tem expresão nenhuma no rosto, então não dá pra saber se o cara é legal, se é chato, se é esquisito, se é preconceituoso, ou se comeu arroz com wasabi antes de vir ao trabalho. Neste ponto, da falta de  comunicação, o povo japonês tem que começar a mudar. Aonde já se viu, trabalhar em uma empresa tão grande onde as pessoas que trabalham nela não são capazes de se inter-relacionar? Acorda Japão!!!

Nenhum comentário: