terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O herói e o bandido

De Falco à esquerda e Francesco Schettino a direita




Francesco Schettino o capitão que comandava o Costa Concordia que naufragrou nesta última sexta-feira por erro humano, ou seja, uma coisa idiota. Ele alterou a rota do Navio para homenagear alguns amigos e se Fuuuu.!! E pra piorar ainda mais a sua situação , Francesco Schettino teria abandonado o Navio ainda com passageiros a bordo. Enfim, além de ter sido idiota e extremamente confiante de sí mesmo ao alterar a rota do navio para fazer gracinha , ele ainda piorou mais a sua situação ao se recusar a voltar a bordo do navio para o resgate dos passageiros. Estava aí decretada a sua sentença de morte: Covarde!

Inúmeras críticas foram feitas a pessoa de Francesco , e até mesmo o fato dele ser napoletano (italiano do sul) , portanto um "terroni" é motivo para ser apedrejado. Os italianos do norte odeiam os italianos do sul. Isso é uma rixa antiga entre eles. Imagina agora com esta fatalidade.

Mas o interessante é que sempre nestes acontecimentos fatalísticos tem um bandido, um bastardo (como dizem na Italia), ou um bode espiatório que é massacrado pela imprensa local e a opinião pública, e um outro que os sensacionalistas promovem como o herói.

No caso, o capitão da Capitania de Porto de Livorno - Italia , Gregorio de Falco, que ordenou a Francesco Schettino que retornasse a bordo da embarcação para coordenar a saida dos passageiros.

Na gravação da caixa preta do navio , ouve-se muito bem o capitao de Falco "ordenar" a Francesco Schettino que retorne ao navio para averiguar quantas pessoas estavam ainda a bordo e o que elas estavam precisando em tom autoritário e quase ameaçador, enquanto do outro lado estava um Francesco Schettino quase sem voz, falando baixo, inseguro , apreensivo e com muito medo dos efeitos de sua ação imprudente.

Os dois sabiam que a conversa estava sendo gravada. De Falco fez e cumpriu muitissimo bem o seu papel de herói tomando o comando da situação, e Fransceco Schettino o seu papel de "bastardo" covarde ao abandonar a embarcação.

Até mesmo nos filmes de desastres ao mar sempre fazem aquela chamada de resgate que até parece um clichê, mas é real: - Mulheres e crianças primeiro! Então, por que cargas d'agua o capitão do Costa Concordia desceu primeiro e ainda nem quis voltar?

Ahhh, isso só tem uma explicação né! O cara é um cagão e decretou a sua próprio sentença. Não de assasino, mas de covarde.
Como dizem na Itália: - Maaaaa che figura di merda!



Matsugue de jinsei wo kimeru!

Cíllios implantados japoneses


Hoje estava sentindo a falta de alguns fios de cílios quando fui me maquiar , assim como todos os dias, meia hora antes de sair tenho que fazer a minha mega produção pra levantar o olhar. E nada melhor do que muita máscara para cílios e o bom e velho curvex. Mas o único problema é que com o excesso de uso desse aparelhinho milagroso que levanta mesmo o olhar, é que ele vai arrancando alguns fios de cílios pelo percuso, e assim vou ficando meio que desfalcada de cílios. O jeito então, seria usar cílios postiços ou coisa do gênero até os novos fios nascerem.


Bem, todo esse blá,blá, blá fútil sobre cílios que estou escrevendo agora é para comentar a fixação que as mulheres japonesas (as do Japão e não as nipo-brasileiras ) tem por cílios e sobrancelhas. Talvez por um certo complexo de inferioridade com o tamanho dos olhos, por que toda mulher japonesa tem o sonho de ser como as européias, louras , altas, peitudas e com grandes olhos verdes, ou talvez seja a influência dos mangás que desde ha muitos anos vendem a imagem de bonequinhas louras com olhos enormes. Independente do motivo da fixação das mulheres japonesas por cílios e sobrancelhas super hiper artificiais e muito bem desenhadas ,existem kits para aumentar os olhos e redesenhar as sobrancelhas no Japão, e a maioria das mulheres japonesas já não tem mais cabelos negros e sim castanhos ou louros. Estranhamente, todas sem exceção tem o mesmo desenho de sobrancelhas. Perfeitamente desenhadas, e eu não sei dizer se elas fazem isso sozinhas ou vão ao salão toda a semana.


Como dizem no Japão: "Matsugue de jinsei wo kimeru", ou seja, definindo a vida pelas sobrancelhas/cílios. Por aí dá pra perceber o quanto elas se importam com o visual dos cílios e sobrancelhas para aumentar os olhos.

Agora, imagina eu que ando desfalcada de cílios ultimamente. Será que dá pra "Jinsei wo Kimeru" , mesmo assim, ou me caberia aquela outra expressão popular japonesa: "Chyutto hampa no jinsei"? Traduzindo: Vida pela metade.



Link de site japones de um dos muitos instituto de beleza que fazem implantes para cílios http://m-s-company.net/more/cn1/pg11.html

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

...e do lado de lá...




Aqui em São Paulo as pessoas sabem que a crise mundial está pegando feio lá fora, mas acho que ninguém tem uma idéia correta de como as coisas estão por lá. Aliás, a crise não chegou aqui em momento algum. Claro que alguns efeitos colaterais da crise mundial foram sentidas por aqui no mercado financeiro, mas nada assim tão grave que fosse sentido pela população. Tanto é verdade que ainda tem gente que vive aleatoriamente à crise mundial, como se ela nem existisse.


Atualmente , a Grécia anda enfrentando periodos negros. Muito se fala, mas para nós que estamos aqui do outro lado do mundo, é dificil mensurar a gravidade da atual situação da popolução grega. Será que esta crise grega é instantânea como aquela do Japão em 2009?


Quando a crise chegou ao Japão no final de 2009 eu perdi meu emprego e minha casa. Fiquei vivendo de seguro desemprego por mais de 6 meses. Só não me transformei em mais uma sem- teto no Japão porque fui dividir um apartamento com uma amiga e seu pai alcoólatra e desempregado. Foram tempos duros, e muita gente estava realmente sem teto. Muitos japoneses costumam deixar as suas cidades de origem para trabalharem em outras cidades maiores, e no auge do anúncio da crise pelo governo japones, eram tantos japoneses que ficaram sem emprego, sem alojamento (das empresas) e tiveram que voltar para as suas cidades. Mas antes disso, muitos dormiam nas ruas , dentro de carros, e em alguns ciber cafés que funcionavam 24 horas. Foram verdadeiramente tempos muito duros , e pra fechar com chave de ouro ainda teve um terremoto básico na mesma época que literalmente nos tirou o sono as 5 da manhã balançando tudo.

Descrever a chegada da crise japonesa somada aos tremores de terra não é difícil. Só tem uma palavra pra descreve-la: Terror.


Hoje, me parece que o Japão está conseguindo sobreviver a crise e a toda aquela destruição ao norte do país aonde ocorreu aquele terremoto histórico com tsunamis de mais de 14 mestros.


Espero que a Grécia se recupere tão rápido quanto o Japão se recuperou da crise mundial, mas a diferença é que o Japão entrou nesta crise como um grande credor dos Estados Unidos , em contra-partida a Grécia é devedora e suas dívidas já ultrapassam a casa dos U$ 500 bilhões.


Por mais que eu leia os noticiários econômicos ainda não consigo mensurar o tamanho do estrago na prática, ou seja, se a Grécia está atravessando pela mesma recessão que nós passamos no Japão em 2009, eu acredito que deva ter muito pai de família desesperado.






domingo, 1 de janeiro de 2012

Plutão na casa 4

A astrologia continua me ajudando muito na minha busca pelo meu autoconhecimento. Plutão na casa 4 é um aspecto que descreve muito bem a minha vida familiar. Tem certas coisas que acontecem a nossa revelia que não encontramos respostas e a astrologia tem me ajudao muito a entender essas "coisas" que estão além do nosso domínio pessoal.


Plutão é o deus Hades, representa o inferno, o invisível e o mistério e a casa 4 é a casa da nossa familia de origem . Nem precisa ter bola de cristal para decifrar as influências de Plutão sobre o seio da minha familia, ou melhor, sobre mim.


"Cada problema te irá llevando al centro de tí misma, y a buscar esa paz y esa sensación de seguridad que tanto necesitas, en tu propio ser interior, y no en el establecimiento de una casa o en tu dominio sobre la familia. "

Esta é uma parte da interpretação do aspecto que Plutão faz sobre mim e a minha familia que me ajudou muito a compreender os rumos do meu relacionamento familiar. Parece coincidência, mas aquilo que eu sempre busquei até mesmo em algumas religiões era a minha paz interior independente de qualquer situação externa. Isto só consegui após compreender que a paz está dentro de mim mesma e não em tentativas frustradas de pregar a paz segundo os meus critérios. Tendências...

Evitar o inevitável também ajuda. Para ser mais clara, não basta ser herói ou heroina e tentar solucionar todos os problemas, muitas vezes , fazer o caminho oposto as tendências e pegar um atalho também ajuda a evitar confrontos. Saída pela esquerda...