segunda-feira, 28 de julho de 2014

" coisas" que levo comigo



Ultimamente eu ando com muito gosto de cozinhar pra mim mesma, ao menos uma vez à semana preparo um prato especial. Não que eu seja uma exímia cozinheira.

Sempre digo que gosto e aprecio a companhia de pessoas que me ensinem algo, não importa o quê, mas me ensinem algo novo, por favor.

Nas minhas idas e vindas da Suiça-italiana, acabei por aprender a apreciar vinhos e a boa comida. Graças ao senhor feudal que apesar de ser muito chato e exigente era um Grand Chief de cozinha. Pra dizer a verdade, ele me pegou pelo estômago. 

Um prato mais saboroso do que o outro, e mesmo que fosse apenas um cozido de legumes , tinha lá um toque de requinte. Com ele aprendi a apreciar temperos que jamais pensei que fossem " usáveis" na cozinha. Aprendi a limpar aspargos pra que não sobrem fibras demais, também aprendi a usar o caldo de algum cozido pra temperar risotos. Nunca pensei que risoto de folhas de alcachofras fossem tão saborosas. 

Ele me ensinou também a transplantar flores no jardim e a preparar uma bela mesa á francesa. Confesso que não fui uma aluna muito aplicada e não conseguia nunca lembrar a posição dos talheres. 

Apesar da dificuldade em preparar pratos tão requintados e mesas tão cheias de frescura, peguei o gosto pela coisa . 

Não dispenso mais um bom vinho para acompanhar meus pratos , e as minhas saladas jã não se resumem mais em simples folhas de alface com tomate. 

Aprendi também que é preciso saber " morar", mesmo que seja em um espaço pequeno, ele deve estar sempre limpo e organizado, enfeitado com flores naturais. 

Tudo isso eu levo comigo. Foi um grande aprendizado. Apesar de na época não estar lá muito interessada , ficaram na memória em algum lugar, tanto é verdade que hoje as pratico ( ao meu modo) na minha vida. 

Pessoas, elas passam por nossas vidas e nunca levam nada, sempre nos  deixam alguma lição. Basta estar aberto para aprender, basta querer. 

Nenhum comentário: