domingo, 23 de novembro de 2014

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come



Quem vive aqui em terras nipônicas sabe que não existe um lugar à prova de terremotos. O país tem uma longa história de ocorrência de catástrofes naturais. Já faz parte do país, portanto, quem decide viver aqui deve sempre ter esta consciência. 

Atualmente eu vivo em uma área coberta por placas tectônicas e se não me engano o ultimo terremoto que ocorreu em Nagano foi provocado por estas placas, apesar de eu não ter sentido nada por aqui. 

Quando começam pequenos tremores que podem ser sentidos com uma certa frequência, eu já fico esperando o pior. Não que eu seja pessimista, mas por ter vivido experiências em terremotos passados. São como se fossem avisos da Natureza, pequenos sismos  antes de vir um grande, sabe-se lá aonde.

Quando decidi me mudar para Okinawa, muitas pessoas me alertaram dos perigos com tufões . Okinawa, apesar de ser uma área com pouca frequência de terremotos , é tomada por fortes tufões , e o meu alojamento/ apartamento, fica a apenas alguns metros da praia. 

Os apartamentos e casas em Okinawa são de concreto, diferente das construções em outras regiões do Japão, possivelmente para evitar que as casas sejam derrubadas pelos fortes tufões. Quanto a tsunamis, pela localização do vilarejo onde eu estarei é dificil que um tsunami que venha do oceano faça a curva para atingir a área. Mas, nunca se sabe.

Como dizem: Para morrer basta estar vivo. 

Enfim, aqui em terras nipônicas é assim.Portanto, se você teme ser levado para o lado de lá ,pela força da natureza é melhor escolher outro país mais em harmonia com ela. 

Aqui é assim: - Se correr o bicho pega , se fugir o bicho come!

Nenhum comentário: