segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Preguiça verbal



Tenho percebido em mim um certo hábito de contactar as pessoas somente por mesagens. É um tal de recadinhos pelo messenger, saudações pelo facebook e bate -papos pelo Skype sem àudio. Ah, falta o whatszaap que não baixei no meu celular brasileiro porque ele não tem memória o suficiente. 

No começo foi apenas  uma questão de economia, afinal, mandar mensagens é muito mais barato do que fazer ligações pelo celular. No Japão já aboli o telefone fixo, optando por um celular pre-pago e um Ipad com conexão 3G . A maioria dos meus amigos me contactam por messenger porque eu dificilmente atendo o celular, a não ser que eu esteja esperando alguma chamada, caso contrário o deixo desligado , ou simplesmente esqueço de carregar a bateria. 

Aos poucos , a tal "economia" se converteu em preguiça. Sim, preguiça de falar ao telefone. Fui percebendo com o tempo que as mensagens de texto eram muito mais eficientes, ou seja, se você precisa cancelar um compromisso e não está lá com muita vontade de ficar se desculpando ( dá preguiça) , basta mandar uma mensagem de desculpas e um emoji com uma carinha triste...et voalà!

Se a pessoa que recebeu a mensagem ficou chateada ou não , com o inconveniente de desmarcar um compromisso em cima da hora , será um problema apenas dela porque a mensagem de desculpas já foi enviada e você nem vai ter que fazer aquela cara (forçada) de quem está chateadíssimo também, porque na realidade você nem está aí. Facil não?

Aos poucos vamos nos habituando a este tipo de conversação escrita e quando recebemos uma chamada telefônica nos apercebemos da falta de paciência em falar por mais de 10 minutos ao telefone e a falta de "emojis" na conversa. 

Rir mentalmente se tornou  um hábito e aquelas expressões escritas do tipo : " "hahaha" ou " kkkkkk" não tem a mesma simbologia ou expressão nas conversas verbais. O " kkkkkk" verbal perde a força, fica curto e sem graça. 

Camuflar a agressividade e o mau humor também é outra facilidade nas conversas digitais. Ninguém vai perceber que você está de pijama , com olheiras, descabelado (a) e com um humor terrível em pleno sabadão à noite . Basta clicar em vários "emojis" sorridentes e escrever pouco.

Com tantas facilidades virtuais e digitais, quem é que está disposto a ficar mais de meia hora ao telefone fazendo uma "social"? Tem gente que adora, eu já não. 

Isto não quer dizer que eu não goste de uma  boa conversa "face to face" regada a uma taça de vinho,  em algum lugar simpático e aconchegante com gente simpática e interessante, é apenas a preguiça de falar verbalmente à distância que tomou conta de mim. 

A culpa é dos "emojis" , kkkkkkkkk ( curto, sem som e com um leve franzir de testa).


Nenhum comentário: