quinta-feira, 27 de abril de 2017

Vida em comunidade



Não sei se a vida em comunidade de estrangeiros é igual no mundo todo, mas aqui em terras nipônicas , os brasileiros se relacionam apenas com brasileiros , salvo algumas exceções. Existe a barreira da língua , em primeiro lugar, e os costumes de cada cultura que dificultam uma maior aproximação.

Talvez o fato da cultura asiática ser totalmente diferente de todo o resto do mundo crie uma barreira para uma aproximação e interesse maior por parte dos brasileiros que vivem aqui em terras nipônicas.  Esta é uma das explicações , mas também pode ser pelo fato do brasileiro não ter nenhum interesse em vivenciar e aprender com novas culturas. A exemplo disto , é o fato da maioria dos brasileiros nem imaginarem  como é a cultura e a economia de países vizinhos da América do Sul. Não vamos generalizar, mas a grande maioria tem esteriótipos e pouco conhecimento. Eu também me incluo.

Eu nunca imaginei que o Panamá fosse um país com boa qualidade de vida , por exemplo, até ouvir comentários de brasileiros que conheceram o país. Aliás, eu tive que olhar no google maps para saber  onde se localizava o país. Ignorância geográfica.

Voltando aos brasileiros que vivem aqui no Japão, é compreensivel que se formem comunidades de iguais, mas aquilo que eu não consigo aceitar é o fato do brasileiro não ter o minimo interesse em ampliar seus horizontes e cultura através desta "oportunidade" de viver em terras nipônicas.

A cultura japonesa é riquissima , e muitos estrangeiros viajam ao Japão atraídos excepcionalmente pela cultura local, enquanto nós brasileiros, temos a oportunidade de viajar à trabalho por tantas cidades japonesas e nos fechamos dentro de comunidades locais de brasileiros sem interagir com nativos japoneses e seus costumes locais.

Outro fato que me incomoda muito nas comunidades de brasileiros em terras nipônicas é a falta de interesse por assuntos locais , como a econômia japonesa, que aliás, reflete diretamente na indústria , setor onde a maioria dos brasileiros atuam. Também percebo um desinteresse total por notícias sobre a economia brasileira. Desde que eu voltei do Brasil, hà pouco mais de um mês, as únicas  pessoas que me perguntaram sobre a situação atual do nosso país, foi uma amiga que vive nos Estados Unidos e outra que vive na Inglaterra.

Eu me pergunto: Onde está o interesse e o foco dessas pessoas que não se interessam nem pelo país onde vivem, e nem pelo país de onde vieram?

Viver em comunidade é algo que nos traz conforto sim, mas fechar-se para o mundo não é uma boa opção quando vivemos como estrangeiros. A vida se torna totalmente estagnada , limitada e sem direção.

" O mundo é do tamanho das linguas que conhecemos " . Uma boa opção ( fundamental) para quem vive no estrangeiro é aumentar o conhecimento da lingua e da cultura local. Aprender outras linguas também é interessante , como o inglês. É a partir de uma nova lingua que adquirimos novos conhecimentos e novos horizontes.

De que tamanho é o seu mundo?


Nenhum comentário: