terça-feira, 23 de maio de 2017

O brasileiro se destaca no exterior



Não sei qual é a imagem que nós brasileiros passamos em outros países, mas aqui em terras nipônicas  podemos notar claramente a diferença entre ser um cidadão brasileiro e um cidadão japonês.

Citarei apenas um detalhe: as residências onde vivem muitos brasileiros.

Observando os predios de apartamentos onde residem japoneses é muito dificil ver lixo jogado nos arredores dos prédios. Tudo é impecávelmente limpo e ordenado.

Agora, em predios onde residem em sua maioria brasileiros é possivel notar garrafas pets jogadas por todos os lados, bicicletas , utensílios domésticos e móveis velhos encostados em algum canto do edifício. Não são todos os brasileiros que são desleixados assim, eu por exemplo não jogo lixo na rua e nem fico enfeiando a área pública do prédio com pertences pessoais ou lixo. Já recolhi lixo alheio por várias vezes no meu prédio. Isto cansa , e irrita!

Em frente ao meu prédio existe um restaurante muito frequentado ,tanto de dia como de noite por japoneses. O estacionamento vive lotado. Seria normal ouvir pessoas conversando ou qualquer outro tipo de som vindo do estabelecimento. Pois é, não se ouve absolutamente nada. Em compensação , do meu apartamento posso ouvir os meus vizinhos brasileiros conversando em voz alta , não importando se é de dia ou tarde da noite.

Sabe- se que cerca de 40% dos japoneses preferem não ter um vizinho estrangeiro em terras nipônicas. As razões são várias, mas acredito que a principal causa seja a questão citada por mim acima. Barulho e desordem.

Se esta é a imagem que passamos aqui em terras nipônicas, imaginem a imagem que nós passamos para o mundo através de notícias na mídia internacional?

Barulho, desordem , corrupção e bagunça generalizada na política e economia brasileira.

E dá para ser respeitado como cidadão brasileiro em terras estrangeiras passando esta imagem para o mundo?

Se fosse apenas uma imagem , uma impressão esteriotipada do cidadão brasileiro seria até mais reconfortante para mim . Poderia levantar a bandeira brasileira e defender a nossa comunidade , mas nem sempre existem motivos reais para se levantar a bandeira brasileira com orgulho.





Nenhum comentário: