quinta-feira, 12 de outubro de 2017

A arte da boa comunicação



Comunicar-se com eficiência não é dizer tudo o que se pensa, nem é ser aquele cara super extrovertido que fala pelos cotovelos e não dá espaço para o outro. Comunicar-se de forma eficiênte é saber calar enquanto o outro fala, é ouvir, é perguntar , é questionar e principalmente se interessar pela vida do outro.

Habitualmente , quando encontramos alguém que não vimos ha muito tempo, ou quando mandamos mensagens on line , sempre começamos o dialogo com aquela frase coloquial: - Oi, tudo bem com você?

Depois desta frase coloquial é que vem o resto...

O diálogo só é diálogo quando um pergunta e o outro responde, e vice-versa, senão vira monólogo. Existe uma dinâmica em um diálogo eficiente que eu compararia a uma partida de ping-pong. Se você aborda a uma pessoa perguntando a ela se ela está bem, porém , o seu intuito verdadeio é apenas o de iniciar uma conversa falando apenas de você, pode ter a certeza de que o seu interlocutor em algum momento irá arrumar uma desculpa para interromper a conversa.

Interessar-se pelo outro , mesmo que o seu interesse seja apenas uma mera conveniência é um passo muito importante para o desenrolar do diálogo. É como se fosse um gancho, meio forçado , porém necessário.

Observe , quantas vezes você chamou um amigo no whatsapp ou cruzou com ele na rua , e após meia hora de conversa nem sabe se o seu amigo está trabalhando, ou se ele se mudou de residência , ou se ele está com algum problema pessoal. Ou você falou demais e ouviu pouco, ou lhe faltou sensibilidade , ou tudo junto.

Saber ouvir o outro é uma arte, ou técnica, como queiram entender. Se o seu amigo em algum momento comentou que estava muito cansado pelo excesso de trabalho, não atropele o assunto. Não começe a dizer que no final de semana passado foi ao cinema com amigos, ou algo parecido. Talvez o seu amigo esteja querendo se desabafar com alguém, ou esteja estressado e a última coisa que ele quer saber é do seu final de semana passado. Tenha sensibilidade , e se não a tiver ( algumas pessoas não tem) finja ter. Pode ser que o seu amigo esteja querendo ouvir uma palavra de incentivo ou esteja realmente querendo se abrir com você de uma forma menos mecânica e superficial.

Pessoas profundas são chatas? Sim, são chatas, mas pode ter a certeza de que são muito mais verdadeiras do que aquelas que vivem sorrindo e te abordam sempre com assuntos superficiais. Portanto, a chave para a boa comunicação é o seu real interesse pelo outro. Sejam elas superficiais ou não , se o seu interesse ao iniciar um diálogo é falar sobre você e o seu mundinho o tempo todo, escreva um diário, e não desperdice a oportunidade de se aprofundar mais em seus relacionamentos.


Nenhum comentário: