segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Brasil visto de fora


Ordem e Progresso - é a inscrição da bandeira brasileira. Por enquanto , uma meta bem longe de ser atingida . 


Para quem vive fora do Brasil e "tenta" acompanhar e entender os últimos acontecimemtos pela web. Tá difícil!

Eu confesso que andei um pouco alienada, vivendo muito mais o " aqui e agora" , do outro lado do mundo do que ligada em notícias . Quando eu estava no Brasil hà menos de 2 anos atràs também estava alienada com as minhas preocupações e nem assistia aos telejornais . Devo ter passado mais de 2 anos de alienação total com relação à notícias. 

Quando começei a ter mais tempo e mente livre começei a ler algumas notícias sobre o Brasil com mais atenção.

 Que negócio é esse da vaquinha para pagar a multa dos condenados do Mensalão?

São quantias exorbitantes em doações para livrar a cara de uma meia dúzia de políticos do PT. Mas de onde vem tanta solidariedade? 

Não seria mais justo fazer uma vaquinha e devolver tudo que foi " roubado" dos cofres públicos? Eh! por que  retirar 30.000 reais mensais ( para cada mensalista) dos cofres públicos para compra de votos é algo inadmissível quando pensamos no quanto o país ainda sofre com infra-estrutura . 

Mas será que eu entendi bem? 

E as manifestações contra a Copa do Mundo, faltando apenas alguns meses para o inicio? 

Eu entendí bem ou todo o gasto para construção de estádios está saindo 100% dos cofres públicos? Éh ,isso mesmo? E a iniciativa privada não vai contribuir com nada, e só mamar nas tetas do governo ?

Outra coisa que eu não entendo é a tal da subida da classe D para a classe C , com uma media salarial de 2.300 reais em 2013, sendo  que o salário mínimo ideal seria  em média este mesmo valor para " cada" cidadão. 

Mas subiu mesmo em termos de aumentos salariais ou estão computando a facilidade de crédito sem contar as taxas de juros? 

Sinceramente, quando estamos fora do Brasil é realmente difícil entender o quê está acontecendo na terrinha do samba e do futebol. 

Alguns japoneses comentaram   comigo que dá medo ir ao Brasil agora , com a confusão das manifestações anti-Copa do Mundo, os rolezinhos, e a falta de segurança . Eu já nem defendo mais o Brasil , sinto até vergonha e fico calada. 

Agora com a proximidade do Carnaval começam a pipocar na web imagens de  brasileiras ( candidatas à capa da Playboy) com suas fantasias ( invisíveis) , muito silicone no peito e umas pernas terrivelmente grossas , tipo jogador de futebol. É moda isso, agora? Novo padrão de beleza da mulher rã? 

Aliás, o que era mesmo o significado do Carnaval dentro da cultura brasileira?

A impressão que dá , olhando do lado de cá do planeta, é de que o Brasil está vivendo em meio a um verdadeiro caos,  e a imagem estereotipada que  muitos estrangeiros fazem do Brasil só vem a se confirmar mais ainda neste período. 

É o Brasil vivendo o seu momento de caos político ( corrupção) em meio ao samba e ao futebol. 

E viva o país do samba e do futebol! 


Nenhum comentário: