sábado, 11 de janeiro de 2020

Japoneses e mentalidade estreita


É bem verdade que os japoneses são bem vistos em todo o mundo. São realmente um povo muito civilizado, trabalhador , respeitosos , comedidos , timidos e de uma mentalidade coletiva. É aí que mora o problema: a mentalidade coletiva.

Não há meios de fazer um japonês pensar diferente da maioria. São pouquissimos os japoneses que tem a mente aberta para novos conhecimentos globais. Na era da globalização , o acesso que os japoneses tem através da internet é em lingua japonesa, portanto, tudo que se lê em matérias publicadas na web é à partir do ponto de vista de algum japonês.

Costumes , hábitos ou alguma moda estrangeira só será absorvido pelos japoneses se algum japonês ( jornalistas e a midia japonesa) divulgar sobre o assunto na mídia. Se você que é estrangeiro quiser mudar algum hábito japonês , está fadado ao fracasso.

É notório que japoneses sofrem de uma insuficiência de métodos para aliviar o stress do dia à dia. Muitos recorrem ao alcool para aliviar o stress. Alguns japoneses mais conscientes recorrem a caminhadas e viagens para o exterior. Mas, a opções acessiveis ao publico em geral são pouquissimas.

Pensando nisso, fiz o curso de reflexologia para ajudar a aquelas pessoas que não sabem dar vazão ao proprio stress de forma positiva. Uma massagem nos pés associada a aromateria ajuda e muito a relaxar mente e corpo. Mas, quem  disse que japonês acredita em aromaterapia?

Apesar de encontrar muitas lojas por todo o japão que vendam produtos para aromatizar ambientes e até mesmo óleos essenciais , são poucos os japoneses de meu convivio que conheçam o poder dos aromas no nosso sistema limbico. Aliás, japoneses não curtem muitos aromas fortes. Isto é fato.

O povo japonês é descrente por natureza. Seria preciso ter uma comprovação real e imediata, ou ser influenciado por alguma maioria japonesa. É a tal mentalidade de agrupamento.

Quando você estiver em contato diário com japoneses e começar a achar que japoneses são burros ou cabeça-duras, não se impressione. É apenas a mentalidade japonesa de pensar como a maioria.

É um saco para os nossos padrões ocidentais? Sim, é um saco! Mas, cada país com a sua cultura.


Nenhum comentário: