quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

...e do lado de lá...




Aqui em São Paulo as pessoas sabem que a crise mundial está pegando feio lá fora, mas acho que ninguém tem uma idéia correta de como as coisas estão por lá. Aliás, a crise não chegou aqui em momento algum. Claro que alguns efeitos colaterais da crise mundial foram sentidas por aqui no mercado financeiro, mas nada assim tão grave que fosse sentido pela população. Tanto é verdade que ainda tem gente que vive aleatoriamente à crise mundial, como se ela nem existisse.


Atualmente , a Grécia anda enfrentando periodos negros. Muito se fala, mas para nós que estamos aqui do outro lado do mundo, é dificil mensurar a gravidade da atual situação da popolução grega. Será que esta crise grega é instantânea como aquela do Japão em 2009?


Quando a crise chegou ao Japão no final de 2009 eu perdi meu emprego e minha casa. Fiquei vivendo de seguro desemprego por mais de 6 meses. Só não me transformei em mais uma sem- teto no Japão porque fui dividir um apartamento com uma amiga e seu pai alcoólatra e desempregado. Foram tempos duros, e muita gente estava realmente sem teto. Muitos japoneses costumam deixar as suas cidades de origem para trabalharem em outras cidades maiores, e no auge do anúncio da crise pelo governo japones, eram tantos japoneses que ficaram sem emprego, sem alojamento (das empresas) e tiveram que voltar para as suas cidades. Mas antes disso, muitos dormiam nas ruas , dentro de carros, e em alguns ciber cafés que funcionavam 24 horas. Foram verdadeiramente tempos muito duros , e pra fechar com chave de ouro ainda teve um terremoto básico na mesma época que literalmente nos tirou o sono as 5 da manhã balançando tudo.

Descrever a chegada da crise japonesa somada aos tremores de terra não é difícil. Só tem uma palavra pra descreve-la: Terror.


Hoje, me parece que o Japão está conseguindo sobreviver a crise e a toda aquela destruição ao norte do país aonde ocorreu aquele terremoto histórico com tsunamis de mais de 14 mestros.


Espero que a Grécia se recupere tão rápido quanto o Japão se recuperou da crise mundial, mas a diferença é que o Japão entrou nesta crise como um grande credor dos Estados Unidos , em contra-partida a Grécia é devedora e suas dívidas já ultrapassam a casa dos U$ 500 bilhões.


Por mais que eu leia os noticiários econômicos ainda não consigo mensurar o tamanho do estrago na prática, ou seja, se a Grécia está atravessando pela mesma recessão que nós passamos no Japão em 2009, eu acredito que deva ter muito pai de família desesperado.






Nenhum comentário: