terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O herói e o bandido

De Falco à esquerda e Francesco Schettino a direita




Francesco Schettino o capitão que comandava o Costa Concordia que naufragrou nesta última sexta-feira por erro humano, ou seja, uma coisa idiota. Ele alterou a rota do Navio para homenagear alguns amigos e se Fuuuu.!! E pra piorar ainda mais a sua situação , Francesco Schettino teria abandonado o Navio ainda com passageiros a bordo. Enfim, além de ter sido idiota e extremamente confiante de sí mesmo ao alterar a rota do navio para fazer gracinha , ele ainda piorou mais a sua situação ao se recusar a voltar a bordo do navio para o resgate dos passageiros. Estava aí decretada a sua sentença de morte: Covarde!

Inúmeras críticas foram feitas a pessoa de Francesco , e até mesmo o fato dele ser napoletano (italiano do sul) , portanto um "terroni" é motivo para ser apedrejado. Os italianos do norte odeiam os italianos do sul. Isso é uma rixa antiga entre eles. Imagina agora com esta fatalidade.

Mas o interessante é que sempre nestes acontecimentos fatalísticos tem um bandido, um bastardo (como dizem na Italia), ou um bode espiatório que é massacrado pela imprensa local e a opinião pública, e um outro que os sensacionalistas promovem como o herói.

No caso, o capitão da Capitania de Porto de Livorno - Italia , Gregorio de Falco, que ordenou a Francesco Schettino que retornasse a bordo da embarcação para coordenar a saida dos passageiros.

Na gravação da caixa preta do navio , ouve-se muito bem o capitao de Falco "ordenar" a Francesco Schettino que retorne ao navio para averiguar quantas pessoas estavam ainda a bordo e o que elas estavam precisando em tom autoritário e quase ameaçador, enquanto do outro lado estava um Francesco Schettino quase sem voz, falando baixo, inseguro , apreensivo e com muito medo dos efeitos de sua ação imprudente.

Os dois sabiam que a conversa estava sendo gravada. De Falco fez e cumpriu muitissimo bem o seu papel de herói tomando o comando da situação, e Fransceco Schettino o seu papel de "bastardo" covarde ao abandonar a embarcação.

Até mesmo nos filmes de desastres ao mar sempre fazem aquela chamada de resgate que até parece um clichê, mas é real: - Mulheres e crianças primeiro! Então, por que cargas d'agua o capitão do Costa Concordia desceu primeiro e ainda nem quis voltar?

Ahhh, isso só tem uma explicação né! O cara é um cagão e decretou a sua próprio sentença. Não de assasino, mas de covarde.
Como dizem na Itália: - Maaaaa che figura di merda!



Nenhum comentário: