quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A viagem



Alguns dias antes da minha partida estava tentando escrever um texto sobre os meus sonhos de adolescente, o de viajar  o mundo. Parei para refletir e percebi que já viajei muito e conheci muito mesmo sem nem me dar conta. O meu sonho era o de viajar pelo mundo em uma excursão sem destino certo , assim como naquele desenho animado "volta ao mundo em 80 dias".

 Bem, as minhas idas e vindas não foram em 80 dias ,mas a volta ao mundo já aconteceu várias vezes, afinal, viajar do Brasil ao Japão é uma verdade volta ao mundo com todas conexões que fiz por vários continentes , creio que posso dizer que já estou realizando  o meu sonho de adolescente ha muito tempo e nem percebi. 

Estados Unidos, Emirados Arabes, Finlandia, Milão, Roma, Veneza, Frankfurt, e sei lá mais quantos aeroportos, sem contar as minhas idas e vindas para a Suiça , passando sempre pela Itália em voos de conexão, de carro ou em moto. Viajei pra caramba , conheci tantos lugares, tantas culturas e nem percebi. 

Desta vez o meu voo com conexao em Stambul na Turquia me guardava mais uma surpresa, uma estadia gratis em um hotel de Stambul. Meu voo chegou atrasado e eu perdi a conexão para o Japão, aquilo que seria um grande inconveniente se tornou em mais um passeio por terras estranhas . 

Um dia inteiro no lado oriental da Turquia com tudo pago pela companhia aérea, incluindo café da manhã, almoço , jantar e traslado até ao aeroporto. Para aproveitar a "má sorte" contratei um tour pela cidade e fui conhecer o estreito de Bósforo. O passeio era quase todo por mar ( entre o mar negro e o mar de Mármara) , mas aquilo que eu queria ver mesmo era o povo turco andando nas ruas. 

A Turquia é linda, tudo parece transpirar história , mas o lado oriental é um pouco cinza demais, ou seja, as pessoas usam muitas roupas escuras  e o numero de homens andando nas ruas é bem maior do que o de mulheres, vi apenas algumas mulheres andando sozinhas nas ruas sem aquele lenço na cabeça o tal do hejab, mas não sei dizer se eram turcas ou de uma outra nacionalidade, turistas é que não eram. No trajeto de volta ao hotel havia muito, mas muito trânsito e em alguns pontos do suburbio da cidade pude notar a pobreza desse povo, parecia que eu estava vendo a favela da roçinha turca . Dizem que o lado ocidental é completamente diferente e muito mais cosmopolita , ainda não tive a oportunidade de conhecer. Quem sabe um dia!

Ah, um detalhe que percebi na equipe do hotel e até mesmo no voo da Turkish, os turcos adoram o Brasil, pelo menos foi o que eu percebi. 

Enfim, quanta aventura e quanta coisa se pode viver em apenas um voo de conexão quando o coração é aberto para o novo e sabe apreciar as pequenas surpresas da vida. Fiz amizades no voo , conversei em espanhol , italiano , e vejam só, me virei bem com o meu inglês básico tanto no hotel quanto no aeroporto , e de quebra servi de interprete para outros brasileiros. Tô podendo!

Fiquei muito orgulhosa de mim mesma, o meu ingles é péssimo, mas a minha vontade de me comunicar com as pessoas , unida a necessidade do momento em me virar e ajudar a outros conterrâneos que cruzaram pelo meu caminho foi maior do que a vergonha de falar errado . E olha que eu falei errado e entendi errado várias vezes, mas a satisfação de poder ser ùtil para aqueles que não se comunicavam nem em inglês de Tarzan e nem em japonês foi imensa!

Encerrei o meu ano de 2015 com chave de ouro. E que 2016 venha com tudo novo, não apenas nos acontecimentos corriqueiros como também nos meus relacionamentos e principalmente na minha postura e mentalidade em relação a vida com todos os seus imprevistos e oportunidades. 

Hotel Marriot em Stambul - Turquia 


Vista da cidade , ao fundo a ponte que divide as duas Turquias. 

Nenhum comentário: