terça-feira, 29 de agosto de 2017

Inteligência emocional



"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)

Há alguns ( muitos) anos atrás , tive acesso ao livro de Danyel Goleman, "A inteligência emocional", na época era um dos best sellers da psicologia. Começei a ler o livro e parei na metade, depois o emprestei a um amigo que reclamava demais das pessoas , e das circunstancias da vida.  Ele não leu , e nem  me devolveu o livro. Aliás, nunca empreste um livro a um amigo , se você ainda não terminou de le-lo. 

Como eu não terminei de ler o livro, fiquei apenas com o resumo da tese de Goleman na minha cabeça,  e aquela impressão de que pouquissimas pessoas no mundo teriam esta capacidade de entender e gerir os proprios sentimentos . Quem dirá enxergar o outro?

Eu defendo a minha própria tese. Pessoas que não se auto conhecem não são capazes de   entender o outro e as suas reações. Entender não é aceitar. 

À partir do momento em que começamos a compreender a raiz de nossas próprias emoções fica mais fácil visualizar e compreender uma situação emocional que direta ou indiretamente envolvam outras pessoas. 

Começei a ver as pessoas não somente como um corpo fisico e sim como a uma fonte de vibrações emocionais. 

Imagine aquele seu amigo que está muito acima do peso ,  e desorganizado , que sempre ameaça começar uma dieta , mas que nunca consegue começar absolutamente nada. Quem dirá terminar. Ou aquele seu amigo afro-descendente que insiste em conquistar e seduzir todas as mulheres de cor clara e estranhamente não possui nenhum interesse por mulheres afro-descendentes. Pior ainda , ofende-se , se você não aceitar as suas investidas e ainda te chama de racista. E os homens maduros e divorciados? Estes são cheios de traumas e carentes. Projetam nos outros um ideal de exigência afetiva que não conquistaram em relacionamentos anteriores. Estas situações cabem tanto para homens como para as mulheres. 

Entender a complexidade humana e ter a capacidade de enxergar o "invisível" nos torna gradativamente mais seletivos , silenciosos ( no sentido de não julgar) , e de certa forma impotentes. Não há como dizer ao outro: - Olha, você está com uma contuda errada!

Cada pessoa tem o seu tempo de compreender as próprias emoções , e isto , às vezes , leva uma vida inteira. 

Para aqueles que possuem a capacidade de perceber as vibrações alheias e as suas raízes, resta apenas observar , e permitir que sigam o seu caminho. 


Nenhum comentário: