domingo, 15 de setembro de 2019

A crise da meia idade



Quando chegamos a uma certa idade ( aquela dos enta) , não há como ignorar as mudanças que ocorrem no nosso físico. Uma ruguinha aqui, uma flacidez ali , os cabelos cada dia mais perdendo a melatonina, as gordurinhas que começam a se concentrar nos braços, cintura e barriga.  Sem contar as inúmeras enfermidades que habitualmente começam a tomar conta de nosso corpo , como se fossemos uma maquina velha precisando trocar o motor. É claro que mantendo uma boa educação alimentar e exercitando o corpo os efeitos são bem menores. Mas, quem disse que a maioria das pessoas nesta fase se ocupam disso? E de que elas se ocupam?

Ao chegar a fase da maturidade física ( porque a mental depende de cada um) , é normal começarmos a ter mais dificuldade em aprender coisas novas, o cérebro fica preguiçoso. Já não funciona com a mesma rapidez. E aí é onde mora o perigo. Mente flácida. Sim, o cérebro é um musculo que deve ser exercitado também . Muita leitura ajuda a manter a nossa mente capacitada a interpretar textos e absorver tudo aquilo que uma boa leitura pode nos oferecer. Se é um romance , ela nos ajuda a ativar a nossa imaginação. Se é uma obra autobiográfica nos ajuda a ter consciência do "outro" . Se é uma leitura em outra lingua , nos remete a um outro mundo, uma nova forma de agir e pensar.

A escolha é sua! Você pode envelhecer com a chegada da idade , ou amadurecer . O processo de amadurecimento mental vem junto com o pacote ruguinhas , flacidez e cabelos brancos . Afinal, este é o processo natural da vida! Mas, vem também com aquilo que é mais necessário para enfrentarmos as mudanças físicas: a mudança mental.

Aprender a acompanhar as mudanças da vida sem ter saudades de "como éramos " no passado e apreciar o seu momento atual com a mente sana.

Inevitavelmente , nesta fase da vida os contatos sociais se tornam mais excassos. Mesmo porquê , nos tornamos mais seletivos. Manter alguma atividade solitária que nos dê um imenso prazer é fundamental para a sanidade mental. Que seja um dia inteiro na academia, uma tarde cuidando do jardim, planos de viagens , um curso ou workshop sobre algum assunto atual, aprender um novo ofício, uma nova língua. Eu adoro o desafio de aprender uma nova lingua! Ativa a mente (preguiçosa) e nos reporta a uma nova cultura, ou seja, uma viagem mental.

Olhe-se no espelho hoje! E veja aonde deveriam  ocorrer mudanças ! Mas, não se esqueça de visualizar além do reflexo de sua imagem física!



Namastê!


Nenhum comentário: