domingo, 13 de outubro de 2019

A força da natureza


Nas minhas orações diárias , tenho o hábito de pedir proteção a Deus e as forças da natureza. Me volto ao vento , ao Sol , as árvores e as reverencio com todo o respeito.

Vivendo ha tanto tempo em terras niponicas aprendemos que a natureza tem lá os seus momentos de beleza e tranquilidade como de fúria .  A exemplo dos grandes e temidos terremotos , tsunamis e tufões, muito frequentes neste país.

Dia 12/10 marcou a chegada do maior tufão já visto no Japão desde 1958, o Hagibs que em filipino quer dizer " velocidade" . Quando ele estava ainda no mar era possivel visualizar nitidamente o olho do tufão. Quanto mais nitido o olho , maior a sua potência. Pesquisando no google pude conferir que o Hagibs tinha quase a mesma pressão atmosférica do furacão Irma que devastou a ilha de Sta. Martin no Caribe e depois seguiu para a Florida. Quanto menor a pressão atmosferica maior a força. Pelo menos foi isso o que eu  entendi. É preciso ser meio gênio em fisica pra entender essas medidas fisicas e suas consequencias aqui em terras niponicas.

Apesar do tamanho do tufão Hagibs , quase a metade do tamanho do Japão , ao se aproximar de terras niponicas ele ja havia perdido um pouco a força e seu nucleo "olho" , não estava assim tão visivel. O que me tranquilizou um pouco. O problema mesmo seria a quantidade de chuvas que poderiam transbordar rios.

Por precaucação eu me desloquei a um hotel . Normalmente hoteis tem janelas preparadas para estes eventos. Se a janela tiver aquelas marcações quadriculadas é sinal de que os cacos de vidro não irão se projetar com violencia para dentro do quarto, caso ela seja golpeada por algo.

Foram dois dias de tensão observando a janela e esperando a chegada do tão temido tufão. No horario previsto ele veio. Ventos laterais com um grande volume de chuva que ia e vinha. É realmemte assustadora a força dos ventos.

Apesar do tufao ter passado pela minha cidade não ocorreu nada de grave. Nem arvores cairam, e as ruas estavam mais limpas do que eu imaginava. Outros tufões derrubaram algumas ãrvores aqui da vizinhança, mas o Hagibs não derrubou nem um arbusto na minha cidade. O rio estava mais cheio pelo volume das chuvas e algumas cidades vizinhas tiveram inundações . Nenhuma casa foi danificada e nem a luz foi cortada. Tudo normal, como se tivesse passado apenas um vendaval com chuvas torrenciais. Infelizmente, a cidade de Chiba não teve a mesma sorte. Tremores de terra e formação de tornado antes mesmo da passagem do tufão por aquela zona.

Aqui em terras niponicas aprendemos a não subestimar as forças da natureza e a respeita-la. O superaquecimento do mar produz alterações na atmosfera.  . Afinal, cada ação causa um efeito . Esta é a Lei da vida  para absolutemente tudo.




Nenhum comentário: