sábado, 16 de maio de 2020

Reflexão sobre ser feliz



É comum quando iniciamos uma conversa com alguém , seja pessoalmente ou virtualmente, e fazer aquela perguntinha de praxe : Oi, tudo bem? Automaticamente respondemos : Sim, está tudo bem. Na maioria das vezes  que respondemos a este cumprimento de forma mecanica  nem sempre está tudo bem. Mas, para não iniciar uma conversa chata respondemos automaticamente que "está tudo bem" .

Agora imagine se esta pergunta tão corriqueira nos nossas interações fosse um pouquinho diferente? E se mudassemos um pouco esta pergunta , que aliás, já é bem batidinha e fizessemos a seguinte pergunta: - Oi, você está feliz? Aí o contexto muda de figura. Tudo pode estar bem , dentro do planejado, dentro da nossa rotina normal . Mas,  a gente pode não estar feliz.

Hoje parei para refletir sobre viver feliz e apesar de estar tudo bem na minha vida ( por enquanto) . Vivendo  a mesma rotina de sempre , trabalhando e tendo uma vida quase que "normal" em meio a crise que a pandemia provocou no mundo. Eu não estou feliz.

De que me vale ter um emprego fixo ( serei shain a partir de junho) , um apartamento pré -mobiliado gratis , um dinheirinho economizado ( em euros) , se eu não estou feliz?

Sou muito grata por todos estes anos que vivi e vivo aqui no Japão. Realmente o Japão é a minha segunda casa . Vivi momentos muito felizes graças ao meu trabalho aqui no Japão . É como se o Japão fosse uma ponte que me permitisse viver experiencias que jamais pude viver estando no Brasil. Muito obrigada , Japão! Sei reconhecer o quanto o Japão me ajudou a crescer por poder viver aqui.

Apesar desta gratidão que tenho pelo país, eu nunca fui e nunca serei feliz aqui. O motivo? O "life style" japonês. As pessoas no Japão ainda não aprenderam a viver a vida de uma forma leve e descontraida . Talvez a filosofia do trabalho antes de tudo ainda esteja muito enraizada na cultura e na sociedade japonesa.

Quando eu estive em Okinawa , uma provincia mais ao sul do Japão , pude perceber a diferença na hospitalidade e no "no stress" dos okinawanos. Afinal, viver em meio a praias paradisiacas onde o clima é sempre quente o ano todo acaba por influenciar o estilo de vida das pessoas.

Não tenho dúvidas de que viver longe das cidades grandes é muito mais relaxante . Perto da natureza então , é duas vezes melhor! Não importa se são as praias paradisiacas da Tailandia ou a paisagem enevada dos alpes suiços. Poder ver a beleza da natureza de perto me faz muito feliz.

Tenho um sonho de adolescencia que é o de viver em uma ilha paradisiaca e viver uma vida simples. Coisa de adolescente sim, mas que continua sendo um sonho que não sai da minha cabeça. Isto sim, me faria muito feliz todos os dias . E se eu estivesse estressada por alguma razåo. Me sentaria debaixo de um coqueiro, beberia uma àgua de côco  e apreciaria a beleza do mar. 

 E se algum dia alguém me perguntasse se eu estou bem ? Eu responderia : Sim, estou muito feliz.

Reflexões e sonhos de adolescencia à parte. Eu creio que tudo aquilo que não sai da nossa cabeça , seja algo positivo ou não, em um determinado momento da vida ela acontecerá.

E aí? Está tudo bem com você?



Nenhum comentário: