domingo, 7 de junho de 2020

Alma jovem e alma velha



Viver em uma sociedade onde tudo é definido pela nossa idade cronolögica é verdadeiramente um porre. A cultura japonesa tem muito disso, de definir o que é normal e o que não é em determinadas fases da nossa vida. Se uma mulher passou dos trinta já é considerada velha . Se passou dos quarenta piorou. Eu creio que a culpa seja das proprias mulheres que não se libertam dessa condição social. Sem falar do fetiche do homem japonês com mulheres bem mais jovens do tipo "lolitas".

Não quero estar ignorando as mudanças fisicas , elas existem. Uma ruguinha aqui , outra alí. O corpo que já não responde mais como antes e etc. Mas, aquilo que independe de um estado físico cronolögico é o nosso estado mental. Manter-se jovem mentalmente nos rejuvenesce de dentro para fora em qualquer fase da vida. A alma só envelhece se você deixar.

Exercitar a mente é tão importante quanto exercitar o corpo,  e na maioria das vezes as pessoas se esquecem que o nosso físico é o retrato do nosso estado mental.

Manter a mente jovem não é ter atitudes caprichosas e infantis . Nem pega bem! Manter a mente jovem é criar novos interesses . É nunca deixar de ser curioso. É seguir aprendendo algo novo. É se conectar com o momento atual. É sonhar e correr atrás daquele sonho que ficou engavetado , não importa se vai realiza-lo , aquilo que importa é o processo.

Está se sentimdo desanimado? Cansado? Desestimulado ou fora do aquário? Mude o seu processo mental. Crie interesses novos . Enfrente grandes desafios . Há quem pense que desafiar-se é algo muito difícil . Não é! É estimulante quando nos desafiamos! E o principal é não se deixar desestimular por aquelas mentes que envelheceram rapido demais.

Em qualquer fase da vida o segredo de uma vida plena ( na medida do possível) é deixar de lado a nossa zona de conforto e vislumbrar a vida à partir de uma outra postura mental.

O autoconhecimento nos ajuda a entender o que é e o que somos em todas as fases da nossa vida. E aí? Você se conhece o suficiente , ou é apenas o retrato da sociedade em que vive?



5 comentários:

Lucy disse...

Você faz mapa astral??

Viajante disse...

Olá!
Não, eu uso o astrodienst pra fazer mapas e analiso os aspectos em sites de astrologia pelo google. Sou só uma curiosa,não sou astróloga. Um site muito bom é o do Grupovenus, mas somente em espanhol. A tradução em português não condiz com a interpretação correta dos aspectos.

Lucy disse...

Obrigada píer responder! Aproveito para parabenizar seu blog! Adoro ler seus posts, como moro no Japão também é interessante ver o ponto de vista de alguém daqui!
Nunca pare de escrever e muito sucesso para você!!

Viajante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Viajante disse...

Olá , Lucy
Obrigada. É apenas o meu diário de bordo pessoal. Mas, se te ajuda de alguma forma a compreender as nuances da vida em terras nipônicas para nós estrangeiros , fico feliz!
Boa sorte pra vc! :-))