sexta-feira, 10 de julho de 2020

É carma ou castigo?



Viver inserido dentro de culturas diferentes da nossa é um negócio complicado! Independente de onde você esteja, em qualquer cultura que seja religiosamente diferente da nossa o convívio será bem limitado. Pode ter certeza!

Não sei se é carma , ou se eu estou recebendo do Universo alguma lição de vida , mas o fato é que conviver com japoneses ( nativos) é muito difícil. Eu tenho origem asiática por parte de meus pais , e confesso que sempre foi muito dificil conviver com a mentalidade nipônica deles . Acabamos sempre fazendo comparações com a cultura brasileira que apesar dos pesares é muito mais humanizada. Talvez em função da religião cristã que é maioria  em países da America latina.

Há anos eu convivo com uma japonesa no trabalho. Ela tem lá seus 53 anos . É uma tipica japonesa do interior , casada com um japonês alcoolatra ex- yakuza de uns 67 anos. Uma característica bem irritante nessa senhora é o seu patriotismo. Patriotismo esse que desdenha de outras nacionalidades em geral. É como se ela por ser japonesa fosse superior a qualquer outra nacionalidade. Chega a ser extramente ofensiva em suas opiniões, mas vamos relevar , né! É o patriotismo japonês, coisa que brasileiros não costumam ter . É um defeito para quem vê de fora, mas para o país essa mentalidade funciona muito bem.

Um fato que me deixa estremecida em relação a mentalidade dessa senhora é a facilidade que ela possui de proferir palavras com uma vibração muito negativa. Ontem ao aconselha-la a procurar um medico para as suas frequentes hemorragias uterinas ( faz tres anos) , ela disse: - Não me importo, por mim posso morrer. É ou não é uma frase extremamente negativa para sair falando por ai?

Na nossa cultura essa senhora seria diagnostificada como depressiva e seria recomendável que ela buscasse ajuda psicológica. Dentro da cultura japonesa a vida é um sopro , assim como as flores de cerejeiras. Talvez isto justifique a fala dessa senhora que se refere a vida como se não valesse nada.

É terrível conviver com pessoas assim, mesmo que seja algo cultural . Todo  comportamento ou mentalidade que provoque  algum mal estar  na alma de quem está por perto não deveria ser entendido como "verdade" cultural.

Em qualquer cultura existem "verdades" que estão enraizadas há anos na cultura local, mas isto não quer dizer que seja o ideal. Diferenças culturais existem em qualquer país , não é questão de estar comparando uma cultura a outra, assim como hábitos alimenticios ou sociais. É questão de alma. A alma humana não tem nacionalidade . Aquilo que faz mal a nossa alma não tem como ser aceito como algo "cultural" e "aceitável".

É carma? Castigo? Não sei ! Só sei dizer que graças a minha mentalidade universal , a cada vez que ouço palavras que desvalorizem a vida, mais tenho  a certeza de que a vida é apenas o retrato daquilo que mentalizamos e construimos no decorrer da vida. Independente de cultura, raça , religião , ou condição social.


Nenhum comentário: