segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Vida e cultura no Japão



Vivendo e aprendendo. Há mais de 15 anos que convivo com japoneses no meu trabalho e só agora começo a entender certos hábitos culturais japoneses no convivio do dia à dia.

Hà  pouco  tempo conheci o termo "tatemae" , que traduzindo literalmente é tate = vertical , mae = frente. Eu interpreto como " em pé de frente" . Ou seja, de frente a algo ou alguém. É um tipo de comportamento da cultura japonesa que diz respeito á forma como você "deve" se comportar convencionalmente nas relações com seus colegas de trabalho , vizinhos e outras relações menos íntimas ou formais. Para nós brasileiros beira a falsidade, mas é um tipo de comportamento bem frequente entre os japoneses.

Outro comportamento também cultural que tenho percebido muito nos japoneses é que por mais que ele ( ela) seja seu (sua) amigo(a) , jamais irá tomar as suas dores e te defender. Tipo aquele amigo do peito, pau pra toda obra . Eles costumam se omitir em certas situações que considerem pouco convenientes. Este tipo de comportamento é muito frequente no ambiente de trabalho. Um amigo ou colega japonês , por mais que ele saiba que você està com a razão , ele nunca vai te defender perante um chefe , por exemplo. Muito pelo contràrio, ele vai concordar com tudo o que o chefe diz. Porém, fora do ambiente de trabalho , os japoneses costumam ser muito solícitos. Te ajudam quando podem e quase nunca se metem a dar conselhos do que é melhor ou pior pra você.

A minha experiência de convivência em terras nipônicas quase sempre foi em ambientes de fábrica , portanto, não sou a pessoa justa para dizer como  é fazer "amigos" japoneses . É apenas a minha percepção dentro de ambientes que frequento aqui em terras nipônicas. Mas, uma coisa posso afirmar com absoluta certeza: Não existe muita expressão de afeto entre os japoneses. Não que eles sejam frios , são exageradamente contidos e timidos. Aí entra outra questão cultural que é o de não demonstrar afeto em público.

Às vezes me dá a impressão de que para os japoneses não interessa muito aquilo que você está sentindo. Se você está feliz é mérito seu, se você está infeliz é deméterio seu.

Diferenças culturais à parte, este tipo de comportamento cultural nos leva sutilmente ao isolamento social. Para que fazer amigos japoneses se eles não são solidários com o seu emocional?


Sempre defendi a idéia de que aprender a lingua , a cultura local e interagir com japoneses nativos seria fundamental para se ter uma vida "normal" em terras nipônicas, mas confesso que as amizades japonesas me frustram um pouco.

Cada um no seu quadrado.


Nenhum comentário: