sexta-feira, 22 de junho de 2012

Soberba

Outro dia conversava com uma amiga e ela pronunciou esta palavra: "soberba", se referindo a alguém. Até então creio ter ouvido esta palavra apenas em alguns encontros para o estudo da bíblia, mas nunca procurei saber o significado correto desta palavra e o seu uso, que para mim teria a palavra "arrogância" como sinônimo, porém a "soberba" abrange um pouco mais deste sentimento. É tão difícil ouvir alguém pronunciar esta palavra no meio em que convivo. Então lá fui eu consultar na Wikipédia, a minha enciclopédia instantânea. Parece até perfil de um psicopáta, mas como no mundo de hoje não sabemos jamais com quem estamos lidando até que seja feito um laudo médico. Aqui vai a descrição do sujeito soberbo, que nao tem nenhuma relação com a bipolaridade (eu acho) porque ele é constantemente assim e o bipolar tem "momentos" de soberba.
Definição da soberba:
"Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia."
Análise da soberba:
A soberba não é privilégio dos ricos. Os pobres também podem experimentar a soberba ao se considerarem especiais e buscando fingir serem o que não são. Não só através de bens materiais, pois muitas vezes a pessoa pode se sentir superior aos outros por acreditar que é o melhor no que faz, no que decide, na sua capacidade de resolver situações.Enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado (dentro dos conceitos propostos na pirâmide de Maslow), querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer.O soberbo quer superar sempre os outros, mas quando é superado, logo se deixa dominar pela inveja. Para o soberbo, ele deve sempre estar no topo, sendo o parâmetro mais alto para as pessoas, despertando interesse e curiosidade de todos. Quando é superado, logo o soberbo se sente ameaçado, atingido, sendo tomado pela inveja no sentido ruim, querendo depreciar os outros e vangloriar-se, sem que para isso se estruture para se superar ou até fazer uma avaliação da vida, dando-se em determinado momento por satisfeito.A soberba é contrária à homogeneização da humanidade, pois, uma vez que a humanidade pode se tornar homogênea, com todos os indivíduos sendo e vivendo de maneiras iguais, não haverá mais espaço para a soberba, ao desejo de se tornar diferente e mais especial que os outros, nas mais diversas formas. Com todos vivendo igualitariamente, a soberba não existe, e quem desse pecado sobrevive, se sentirá carente, fraco, ausente, já que não conseguirá atrair atenção de ninguém tão facilmente ao agregar grandes valores a si próprio.A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que se consegue combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. O soberbo vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade.Mas algumas vezes também pode-se perceber que o excesso de humildade é sinal de uma soberba focada na inferioridade. Ou seja, o soberbo não aceita ser como a média, não aceita ser como os demais. Ele precisa se destacar dos outros sendo o "mais" "maior". Se não consegue ser o mais inteligente ele então desejará e será o mais ignorante, falando sobre isso o tempo todo para que, seu interlocutor ao ouvir a depreciação passe a elogiar o soberbo mesmo que seja por educação. Mas isso bastará ao soberbo que quer ser destacado dos outros que são medianos

turista acidental


Garganta do Diabo - Puerto Iguazu - Argentina

Desta vez fui dar um pulinho em Puerto Iguazu, na divisa entre o Brasil, Paraguay e Argentina. Na verdade fui mais para acompanhar um amigo às compras no Dutty Free da Argentina e naquele lugarzinho horrendo onde o povo vai fazer compras no Paraguay. Acabamos por fazer um pequeno passeio turístico nas Cataratas do lado argentino.
O dia estava chuvoso e eu não estava muito no pique de ir ver tanta água em um dia chuvoso, mas lá fomos nós. Turistas, turistas e mais turistas por toda a ponte, e pra variar haviam dois bandos de turistas japoneses. Claro, por onde eu vou cruzo com eles.
E qual a graça de ir visitar um país estrangeiro se eles falam a nossa língua e nos entendem perfeitamente?
Tinha argentino que falava até gíria em português e sem sotaque nenhum. Eu, partirticularmente gosto mesmo é de me comunicar na língua local, me testar, interagir e de alguma forma poder viver a cultura local . Afinal, cada país tem a sua cultura, a sua característica e quanto mais culturas diversas conhecemos mais nos abrimos para o mundo e mais aprendemos a aceitar as diferenças . O mundo então, começa a se tornar um lugar pequeno e a nossa consciência se expande naturalmente .
Na realidade eu nunca fiz uma viagem com fins turísticos na minha vida, sempre viajei com outros fins e os pontos turísticos que conheci foram apenas consequencia de tais viagens. Talvez por isso eu não tenha aproveitado e apreciado mais da paisagem, apesar da chuva e do barro vermelho por todos os lados, quem teve a oportunidade de ver de perto as Cataratas sabe que é uma das visões mais fantásticas do mundo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Amores idealizados

Lembranças de um amor idealizado: Vênus em quadratura com Netuno.
Quem já não viveu um amor assim, ou já foi alvo de um amor idealizado? É bem melhor ser o autor de tamanha idealização no amor do que ser a vítima do idealizador e levar a culpa de te-lo desiludido depois que passe o "transe" de Vênus em quadratura com Netuno.
Normalmente o idealizador projeta em alguém o seu ideal de amor e se apaixona até por uma árvore, ou um poste. Para ele o que importa é apenas o seu ideal de amor e não a pessoa em si. Na realidade ele nem enxerga quem está a seu lado, apenas uma bruma de ilusão criada por ele mesmo e seu senso exagerado do amor romântico.
Pessoas movidas por este aspecto costumam se apaixonar à primeira vista , sem importar- se por quem está se apaixonando, priorizando sempre apenas as suas fantasias. Aos poucos quando ele vai enxergando o mortal que está ao seu lado, os véus caem e ele se desilude profundamente. E quem foi o alvo dessa miopia toda, como faz para se recuperar de tamanha visceraridade alheia? Não se recupera jamais! Fica viciado em amores vicerais fantasiosos e não se contenta nunca mais com gente e relacionamentos "normais". Tipo, eu.
O meu ex -franco-atirador com aspectos de Vênus em quadratura com Netuno dedicava sempre a mesma canção às vítimas de seu idealismo. Tanto fazia se o objeto de sua idolatração fosse loura, parda ou asiática. Bastava vestir-se de brumas .

You make me feel brand new

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Senhor feudal

Para quem pensava que o Senhor feudal não existe mais, ele infelizmente ainda existe e pior,continua o mesmo.Para mim, ele se coverteu em apenas um detalhe do meu passado que fica piscando verdinho entre os meus contatos do Skype. Ás vezes eu excluo ele, às vezes eu volto ele de novo, às vezes eu falo com ele, às vezes eu ignoro ele, às vezes ele me chama e eu coloco meu Skype como ausente e faço que não estou, às vezes ele me trata friamente e me deixa falando sozinha pra fazer algo mais importante como ir ao banheiro, às vezes me trata calorosamente como se o tempo e a distância não contassem. Tivemos bons momentos e maus também, mas confesso que lembrar da sua figura feudal desfilando de fio-dental pela casa é algo que prefiro deixar lá atrás no passado. Posso perdoar tudo, reconsiderar, fingir que nem tô aí, mas apagar certas imagens da lembrança é impossível.

Desabafo astrológico


Nem tudo aquilo que pensamos podemos sair por aí divulgando em uma página de um blog como se fosse um diário de confidências não tão secreto, mas ao mesmo tempo eu sinto falta do tempo em que eu escrevia tudo aquilo que me vinha a testa no meu "desablog". Afinal, quando eu começei este blog o meu único interesse era o de escrever aquilo que me desse na telha e utilizar este espaço como uma terapia, e funcionou muito. Hoje, sou muito mais comedida e não saio falando tudo o que penso. Aprendi a ficar na minha, em silêncio. Incrível mudança. Acho que me tornei uma pessoa muito mais misteriosa aos olhos dos outros e quase indecifrável. Se isso é bom eu não sei, mas para o momento está bom assim. E que me enxerguem apenas aqueles que tenham um real interesse em me interpretar.
Como eu ando muito misteriosa, às vezes nem eu mesma sei o que estou sentindo ou planejando para mim mesma, isto é influência de netuno na casa 10. Tenho pensado e lido muito sobre os aspectos mais obscuros da vida, coisas entre a vida e a morte, isto é Plutão na minha casa 8 que se faz presente hà anos. Na minha vida afetiva eu ando com uma quadratura de Satuno com Vênus, isso explica a minha falta de interesse "total" em relacionamentos românticos. Enfim, ando com uns aspectos pesadinhos me acompanhando hà tempos que acabam encobrindo outros aspectos muito positivos de pouca duração , tudo que é bom dura pouco, como júpiter sextil a jupiter e tantos outros. Pronto, já desabafei, mas eu ultimamente ando muito Plutão na casa 8 e Sol na casa 1. Esperando fervorosamente que se processem as vantagens e desvantagens do meu Sol natal na casa 8. Eu devo estar um porre!!!!

domingo, 3 de junho de 2012

Sites de Astrologia

Encontrei outro site muito bom no "google espanhol", o Los Arcanos. Não é melhor do que o "Mundo de Hadas", mas a maledetta da astróloga vidente me bloqueou e eu não tenho mais acesso as suas previsões certeiras gratuitamente. Na realidade os aspecto são sempre os mesmos de todos os sites que eu frequento mas este em especial dava interpretações muito claras e pessoais. Que pena. Agora eu mesma estou tendo que interpretar os aspectos.
Aqqui vai o link http://www.losarcanos.com/

Meu passatempo preferido

Senhora Winifred Ethel Netto
Para enfrentar as longas viagens diárias e cansativas nos trens da CPTM (ninguém merece), eu estou ressuscitando um velho hábito: a leitura . Leio revista de moda, Veja, Caras, Capricho, bula de remédio, astrologia e tudo o que tiver pela frente. Influenciada por uma colega de viagem (de trem) fui comprar aqueles livrinhos que vendem em máquinas automáticas nas estações de metrô de São Paulo por 2 reais. Nem todos os títulos de livros são interessantes, mas por apenas 2 reais, não dá nem pra reclamar do conteúdo de tais livros, mas leitura é sempre bom. No mínimo nos ajuda a aumentar o nosso vocabulário e a consertar alguns erros gramaticais que cometemos desde o tempo de colégio , como se fosse um vício.
O livro que comprei tinha um título romântico :"Quando o amor transpõe o oceano", e como sempre , eu escolho os livros pela capa ou pelo título, dificilmente tenho um autor ou leitura preferida. Leio de tudo um pouco. E não é que a história de vida de uma certa Senhora Winifred Ethel Netto me prendeu a atenção ? Eu li o livrinho de 190 páginas em dois dias, ou seja, em duas viagens ,cerca de 1 hora e meia a cada viagem. Talvez em outra situação eu nem me interessaria em ler a biografia de uma pessoa desconhecida, mas encarar todos os dias uma longa viagem de Mogi das Cruzes até São Paulo não é facil. Dá nos nervos, e distrair a mente e me desligar dessa rotina árdua só com muita leitura.
Apreciei cada capítulo, cada aventura desta Senhora corajosa que viveu uma vida cheia de mudanças, aventuras , desafios e muito trabalho, sempre ao lado de seu marido (algumas vezes muito distante dele), e construiu uma familia numerosa e unida, ao longo de 60 anos de uma união matrimonial que deu certo em todos os aspectos. Bom, não vou contar os detalhes do livro aqui, mesmo porque a história de vida desta Senhora é longuissima e cheia de aventuras, mas ao ler a sua história , me vi dentro de sua história, como se eu estivesse lá observando cada acontecimento como uma espectadora silenciosa.
Eu sempre admirei os casais de velhinhos que passeavam de mãos dadas pelas ruas e ficava imaginando: -Como será que eles conseguiram sobreviver à relação por tantos anos?
Lendo a história de vida da Senhora Winifred pude entender que um fator inicial é muito importante: o amor a primeira vista, ou seja, a troca de olhares sem palavras. A paixão que nos impulsiona e encoraja. Obviamente que no decorrer do tempo a relação esfria e aí é que entram outros fatores importantissimos: a paciência, a perseverança e o companheirismo. Uma relação jamais poderá atravessar os tempos (por muitas vezes difíceis) se estes ingredientes inexistem dentro de uma relação a dois.
Tá aí a formula da felicidade eterna, dos velhinhos de mãos dadas, das famílias que crescem unidas e que contam histórias. Vale a pena conhecer a história de vida desta Senhorinha corajosa.