sexta-feira, 22 de junho de 2012

turista acidental


Garganta do Diabo - Puerto Iguazu - Argentina

Desta vez fui dar um pulinho em Puerto Iguazu, na divisa entre o Brasil, Paraguay e Argentina. Na verdade fui mais para acompanhar um amigo às compras no Dutty Free da Argentina e naquele lugarzinho horrendo onde o povo vai fazer compras no Paraguay. Acabamos por fazer um pequeno passeio turístico nas Cataratas do lado argentino.
O dia estava chuvoso e eu não estava muito no pique de ir ver tanta água em um dia chuvoso, mas lá fomos nós. Turistas, turistas e mais turistas por toda a ponte, e pra variar haviam dois bandos de turistas japoneses. Claro, por onde eu vou cruzo com eles.
E qual a graça de ir visitar um país estrangeiro se eles falam a nossa língua e nos entendem perfeitamente?
Tinha argentino que falava até gíria em português e sem sotaque nenhum. Eu, partirticularmente gosto mesmo é de me comunicar na língua local, me testar, interagir e de alguma forma poder viver a cultura local . Afinal, cada país tem a sua cultura, a sua característica e quanto mais culturas diversas conhecemos mais nos abrimos para o mundo e mais aprendemos a aceitar as diferenças . O mundo então, começa a se tornar um lugar pequeno e a nossa consciência se expande naturalmente .
Na realidade eu nunca fiz uma viagem com fins turísticos na minha vida, sempre viajei com outros fins e os pontos turísticos que conheci foram apenas consequencia de tais viagens. Talvez por isso eu não tenha aproveitado e apreciado mais da paisagem, apesar da chuva e do barro vermelho por todos os lados, quem teve a oportunidade de ver de perto as Cataratas sabe que é uma das visões mais fantásticas do mundo.

Nenhum comentário: