quinta-feira, 20 de abril de 2017

A pegada brasileira



Outro dia eu estava tentando convencer a uma amiga de trabalho brasileira , que está encalhada, a procurar em sites de relacionamentos homens estrangeiros. Eu mesma já conheci uns 4 pessoalmente.
Ela me falou da dificuldade em se comunicar em outra lingua , o que gera muitos mal entendidos e dá muito trabalho para estar usando o google tradutor a todo momento. Mesmo assim continuei insistindo porque aqui no Japão está cada vez mais raro encontrar brasileiros solteiros , sem filhos , com algum projeto de vida a dois em mente e que queiram um relacionamento serio.

A minha amiga titubeou e disse: - Mas brasileiro tem pegada.

Por um segundo fiquei muda. Não tinha nenhum argumento à favor dos estrangeiros que eu havia conhecido no passado. Alguns italianos e um suiço.

Os italianos são muito romanticos e passionais, mas nem todos tem aquela "pegada" . Pelo menos os que eu conheci eram até bem respeitosos e cavalheiros. Apaixonantes, sem dúvida alguma, mas não dà para fazer comparações com os homens brasileiros.

O único suiço que conheci e com quem mantive um  relacionamento de dois anos, entre idas e vindas do Japão para a Suiça , e com quem quase me casei, também não sabia o que era uma "pegada". Os suiços são bem mais contidos. Não quero generalizar mas o meu ex-suiço era um homem sério, profissionalmente competente em sua àrea de atuação ( consultor alimentício ) , ótimo cozinheiro ( ex-chef de cozinha ) , organizadíssimo, e um ótimo administrador de suas finanças. Porém, ele era um "iceberg" ambulante, além de neurótico.

Meus últimos relacionamentos com brasileiros foram em terras tupiniquins hà anos atrás e devo admitir que "a pegada" brasileira faz a diferença. Mas como nem tudo na vida é só isso, e para se viver um relacionamento à dois pleno , com projetos para o futuro   é preciso existir a confiança no outro. No quesito confiabilidade os europeus ganham disparado, na minha humilde opinião.

Talvez seja uma questão simplesmente cultural. Europeus em geral são mais objetivos quando se interessam por alguém de verdade, enquanto o brasileiro vai "ficando" até ter certeza do que quer.

Diferenças à parte, com pegada ou sem pegada . Atualmente aquilo que me preencheria em uma relação é a confiabilidade e a cumplicidade.

Sem estes dois quesitos ainda fica valendo aquele velho ditado: "Antes só do que mal acompanhada".


Nenhum comentário: