sábado, 15 de abril de 2017

Ansiedade, o inicio do mal



Entre 10 pessoas que eu conheço , pelo menos mais da metade sofre de ansiedade, cada um a sua maneira. Alguns sofrem de insônia, outros são trabalhadores compulsivos , do tipo workaholic, outros  exageram em compras , outros comem além do necessário, outros são dispersos, e assim vai a lista.

São poucas as pessoas com quem posso sentar tranquilamente , tomar um café e jogar uma boa conversa fora. Parece até que elas  estão plugadas a uma tomada de 220 voltz e não podem relaxar e se desligar do mundo por alguns momentos. Estão sempre a um passo à frente mentalmente. Isto quando não estão fazendo outra coisa enquanto você tenta conversar com ela, do tipo mexer no celular à cada minuto.

Pior ainda são aquelas pessoas que começam a falar pelos cotovelos sobre algum assunto banal e nem percebem que de repente você está a fim de "se comunicar" com ela , e não te interessaria saber se a vizinha da casa da direita comprou um carro novo, ou se o marido dela está saindo com a vizinha da casa da esquerda. Tem aquelas pessoas também que não sabem puxar o gancho de nenhum assunto e sempre esperam que você comece a falar .

Todas estas  interações causam uma certa ansiedade . Você não consegue se expressar como desejaria e nem a outra pessoa . Ninguém ouve ninguém , de verdade.

Com toda esta falta de "qualidade" na comunicação interpessoal, a ansiedade começa a se instalar aos poucos , refletindo em nossa alimentação, no sono, no humor , e na incapacidade de viver o hoje. Pessoas ansiosas sempre estão algumas horas à frente, alguns meses, ou anos. Se fossem visionários seria ótimo, mas a grande maioria se perde entre o hoje e o amanhã, em uma desordem mental que reflete no dia à dia de forma improdutiva.

A ansiedade pode ser a porta de entrada para outros males , como a depressão, dependendo da autoestima de cada um. Aprender a domar a nossa mente é imprescindível para a nossa saúde fisica e mental.

Existem muitas terapias alternativas que nos ajudam a equilibrar as nossas emoções , mas para mim o segredo está no vazio. A capacidade de manter-se em vácuo mental por alguns minutos aprende-se praticando todos os dias. É como a disciplina de nos exercitarmos fisicamente todos os dias, ou três vezes por semana. No começo é dificil , a mente começa a divagar sem o nosso consentimento, porém com a pratica ela se condiciona a obedecer nossos comandos.

No começo , para os mais dispersos , um bom exercicio é fechar os olhos e imaginar que uma nuvem branca está tomando todo o nosso corpo, ou concentrar-se na leitura de uma pagina de um bom livro e tentar visualizar o texto como se fosse um filme. A cada pàgina uma nova visualização mental do texto. Porém, tal exercicio não é para absorver o conteudo do livro em si, é apenas um exercicio para concentrar a nossa atenção apenas no ato de ler uma página de um bom livro sem deixar que a mente disperse.

Namastê.


Nenhum comentário: