quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ticino


Encontrei no meio das coisas do senhor feudal uma edicao especial de uma revista editada em conjunto com a COOP (uma das maiores redes de supermercado da suica italiana) e o departamento de turismo suico . Infelizmente a suica nao è tao conhecida por todos como um dos pontos turisticos mais belos do mundo. Somente por alguns mais afortunados. Eh, tudo custa muito por aqui e os turistas mais frequentes da suica-italiana sao na sua grande maioria os alemaes cheios da grana que desfilam pelas ruas com as suas ferraris, porshes conversiveis etc.
O Ticino fica ao sul da Suica ,e dividido em 8 distritos: Bellinzona, Blenio, Leventina, Locarno, Lugano, Mendrisio, Riviera e Valemaggia. Dentre estes 8 distritos ticineses eu ja conheci uns 7.
Semana passada fomos convidados a um jantar na casa de alguns amigos do senhor feudal em Gandria a Lugano. O lugar è fascinante e bellissimo. A cidade circunda o Lago di Como que divide a Suica-italiana da Italia ,e do outro lado do lago no alto das montanhas jà se pode avistar algumas cabanas e hoteis que fazem parte da Italia. O local è realmente fascinante com suas vilas construidas praticamente no nivel do Lago. Para acessar a vila tivemos que deixar o carro em um estacionamento um pouco afastado da estrada e depois descer a pè uma estradinha . Ao lado dessa estradinha haviam vàrias escadarias feitas de pedra que levavam as residencias. Uma dica è nunca ir de salto alto (eu fui) quando se vai visitar alguèm que vive a Gandria. Imagina como esse povo deve sofrer pra sair de casa pra fazer compras ou fazer transporte de moveis?O lugar è lindo, mas Deus me livre de viver em um vilarejo assim que parece que foi feito pra ninguèm sair de casa. Aliàs, Gandria era antigamente um covil de contrabandistas, talvez isso explique a dificuldade de acesso a essas vilas. Quanto mais dificil ser encontrado, melhor.

Nenhum comentário: