sábado, 19 de novembro de 2011

Degustação de Vinhos

A mesa de degustação . Reparem que a primeira taça eu bebi todinha.Me empolguei.






As poucas viagens que fiz pela europa (Austria,Itália e Suiça) sempre tiveram um teor mais de conhecimento cultural do que mero turismo . A minha curiosidade é assim tão grande que acabo sempre absorvendo um pouco de cada cultura. Na Suiça aprendi a apreciar vinhos e mesmo que eu não quisesse aprender nada sobre vinhos, era quase sempre obrigada a beber ao menos 2 taças de vinho, uma no almoço e outra no jantar .Sempre combinando os vinhos com os pratos que preparavamos.



Nós brasileiros que não estamos "ainda" acostumados com esta cultura de beber vinhos em todas as refeições sempre estranhamos um pouco este habito europeu ,que a princípio parece excessivo. Todos os dias bebendo vinho não é demais? Além do mais o vinho provoca uma certa sonolência e talvez por este motivo em alguns países europeus é normal fazerem a "siesta", após o almoço . Na Itália por exemplo , é muito normal as pessoas voltarem para casa e fecharem seus negócios no horário de almoço , justamente para almoçar regado a vinho e tirar aquela soneca.



O brasileiro ainda não é um dos maiores consumidores de vinho do mundo, mas de uns 10 anos para cá o brasileiro também está começando a apreciar vinhos e tornando-se um consumidor em potencial. Com este crescimento gradativo e real começam a surgir profissões que até então não eram tão conhecidas no país, como o sommelier de vinhos que é um profissional especializado em conhecer vinhos e todos os assuntos relacionados a ele.



Aproveitanndo o gancho e a introdução a esta cultura que aprendi em minhas viagens pela europa me inscrevi em um curso básico de vinhos no Senac , só para ter um mínimo de conhecimento do assunto e aprender um pouco sobre a história do vinho.



Hoje foi o meu primeiro dia de aula e logo de cara degustamos 4 vinhos , entre vinhos americanos, africanos , argentinos e chilenos. Sou suspeita para opinar mas o melhor deles era sem margem de dúvidas o vinho chileno, um chardonnay seco. Apesar de não gostar de vinhos brancos, o chardonnay tinha um sabor mais refinado com aromas complexos.



Aprendi muita coisa em apenas uma aula, mas o "point" da aula de hoje, foi perceber que após a degustação dos 4 vinhos estavamos todos muuuuito alegresssss!!!

Nenhum comentário: