quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cobrador da NHK




Hà anos que eu venho driblando os cobradores da NHK , a rede de tv do governo japonês. Pra dizer a verdade eu não conheço nenhum japonês que pague ao governo pelas imagens da NHK. Aqui no Japao todo e qualquer ser vivo que tenha televisão em casa é obrigado a pagar uma taxa ao governo.

Os cobradores da NHK são como aqueles vendedores de enciclopédia , ou testemunhas de Jeová que batem a sua porta nos momentos mais inadequados. Aliás, não existe momento adequado para eles, serão sempre recebidos com uma certa hostilidade.

Quem mandou eu abrir a porta? 
Eu nunca abro a porta para estranhos . Olhei pelo buraco do visor e um senhor  de uns cinquenta e tantos anos , todo bem vestido estava do lado de fora. Quem poderia imaginar que era um cobrador da NHK?

Normalmente eu sempre me escapo dizendo que não entendo direito o japonês e me recuso a pagar algo que eu não entenda. Perco um tempão discutindo com o cobrador e peço a ele que volte no dia seguinte. Claro que no dia seguinte eu não abro a porta nem que haja um terremoto.

Desta vez, o cobrador foi mais esperto e rápido do que eu imaginava. Quando eu disse que  não estava  entendendo o japonês, ele disse que falava fluentemente em inglês, eu retruquei que não entendia o inglês. O cobrador mais que depressa sacou de sua pasta um folheto ilustrado e traduzido em português. Fiquei sem reação...pedi para ele voltar no dia seguinte pois estava atrasada para o trabalho ( era verdade) , mas ele com o seu gatilho rapido sacou de sua pasta uma maquininha de leitura de cartão de débito. 

Não sei como ? Em menos de 5 minutos este senhor conseguiu aquilo que outros em 10 anos nunca conseguiram, me cobrar a taxa de transmissão da NHK. 

Bem...eu me rendo. Eu vou pagar, caso eu não mude de idéia até o primeiro vencimento em junho...

Nenhum comentário: