sábado, 2 de maio de 2015

Sogno e realtà

   Meu vizinho Totoro ( tonari no Totoro) , criação do famosissimo estudio Ghibli em Toquio. 


Qual era o seu sonho de infância? 
Ultimamente tenho recebido muitos convites de italianos e italianas no facebook que simplesmente amam a cultura japonesa. Para uma grande maioria , conhecer o Japão era um sonho de infância. Muitos foram influenciados por desenhos animados japoneses que por sinal são muito conhecidos mundialmente. Um dos locais mais frequentados por italianos em visita ao Japão é o famoso Studio Ghibli a Toquio, aquele estudio que lançou desenhos animados famosissimos como o Totoro, que por sinal eu também assisti mil vezes e adoro. 
Enfim, a minha percepção de hoje é, que quando temos um sonho de infância, em algum momento da vida o realizaremos de alguma forma,  por mais impossível que pareça. A vida tende a nos cercar de mil possibilidades o tempo todo,  mas nós estamos sempre mais conectados ( até subconscientemente) a aquilo que de alguma forma nos marcou em uma idade mais tenra. Seja no convivio familiar , programas de tv, educação escolar nos primeiros anos, ou qualquer outra coisa que nos tenha prendido muito a atenção e despertado um natural interesse pelo assunto. Digo natural porque muitas vezes somos condicionados pelos nossos pais a sermos e seguirmos aquilo que eles pensam ser o melhor para nós. 

Eu quando criança não desgrudava da frente da tv , era simplesmente louca por filmes de mitologia grega e romances alla italiana. Meus atores prediletos eram Sofia Loren, Claudia Cardinale e Marcello Mastroniani. Obviamente que além de tais programas de tv eu adorava as séries de desenhos animados japoneses, tipo a Princesa Safiri, Heidi, Pinóquio , entre tantos outros.

Hoje, após passados muitos anos ( e bota tempo nisso) , percebo que a minha vida está impregnada de realidades ligadas aos meus sonhos de infância que foram fabricados naquelas tardes semanais em frente a tv quando eu tinha lá meus 9 ou 10 anos de idade. 

Realizei o meu sonho de conhecer o país de meus atores italianos prediletos, aprendi a lingua, fiz amizades virtuais e não virtuais com muitos italianos de todas as regiões da Itália, conheci a cidade de Pinóquio e também de Heidi a menina camponesa suiça dos desenhos japoneses que eu assistia. Sem contar que, estou no país do estudio que criou o Totoro, o Ultra-seven e a Princesa Safiri. 

Bem, eu tenho um outro sonho , mais de adolescência que de infância. Este sonho é impublicável  por ser pessoal demais, e apesar de ainda nem ter passado perto dele, este sonho de adolescência é quase uma fixação ( culpa do meu Sol na casa 8), uma meta deveras realista. 

Com esta percepção de hoje, concluo que, correr atrás de sonhos impossiveis é mais fácil do que se pensa. Dificil mesmo ( para nós sonhadores ) é o de concluir  metas objetivas à curto e medio prazo. 

Nenhum comentário: