domingo, 21 de fevereiro de 2016

O patinho feio

Imagens do site https://ultralafa.wordpress.com/2008/11/23/patinho-feio/

Hoje decidi escrever sobre a feiura. Sim, aqueles traços pouco harmônicos que enfeiam o rosto  de qualquer um. 
Na minha opinião, não existe gente feia, existem pessoas sem acesso aos bisturís e outros tratamentos estéticos menos invazivos, por falta de informação ou de dinheiro mesmo.

Na Coreia do Sul a coisa mais normal é nascer feio e consertar as imperfeições com cirurgias plasticas. Mas nem é preciso radicalizar tanto e gastar horrores para estar menos feio, ou menos feia. Basta ter um mínimo de vaidade e talento para disfarçar as imperfeições do corpo/rosto.

Agora, se você é feia e não tem talento e nem vaidade, aí a coisa fica realmente dificil. A menos que você realmente não se sinta diminuido (a) por ser feio (a) . 

Uma sobrancelha mal feita, dentes tortos e amarelados, manchas na pele, cabelos e pele ressecados podem muito bem enfeiar uma pessoa que nem é tão feia assim, mas o conjunto de imperfeições do rosto contribuem para desarmonizar o todo.

Dentes, na nossa cultura ocidental , os dentes ( sorriso) são o nosso cartão de visita, ao contràrio da cultura japonesa de preservar os dentes tortos e até mesmo de modificar a posição dos caninos para que se mostrem mais pronunciados. É moda  entre os jovens no Japão. Se é moda ou cultura local não é um problema , mas se os dentes além de tortos forem manchados por nicotina, isto enfeia qualquer sorriso. 

Eu falava de feiura estética e não de modismo, não é mesmo?

Cada cultura com o seu modismo e o seu padrão de beleza, mas ser feio (a) independe de cultura, modismos , credo ou raça. A pessoa é feia porque não possui traços harmoniosos e visualmente é feia, ou desarmônica. Eh, seria menos ofensivo dizer que são pessoas desarmônicas do que feias.

E para corrigir tal desarmonia?

Se você tem condições financeiras, faça algumas correções estéticas com tratamentos injetáveis, ou até mesmo uma cirurgia de correção. 

E não me venham com esse blá, blá, blá , de que aquilo que importa é a beleza interior porque na prática as coisas não funcionam bem assim. As pessoas gostam de ver o belo e o harmonioso. No primeiro contato aquilo que conta é o visual e não o seu interior. Não queira ser ingenuo (a) ao ponto de querer que as pessoas te aceitem e ainda por cima te admirem se você é visualmente desarmônico. A sociedade em que vivemos dita padrões , e se você , alèm de estar fora dos padrões de beleza , ainda por cima é feio(a) , a vida se tornará bem mais reestrita para aqueles que são estéticamente feios.

Não queira competir com as top models da vida. Se você nasceu baixinha , gordinha e morena, nunca vai ser uma Gisele Buchen , mas pode ser uma pessoa normal com traços harmoniosos. A escolha é sua. 

Ser feio (a) é uma condição, ser menos feio(a) é opção de cada um.

 Faça uma dieta se você está acima do peso. Trate  a pele se está manchada e ressecada, existem várias receitas caseiras que não custam caro. Hidrate  os cabelos , corte-os ao menos de 6 em seis meses, escove-os com secador.  Faça  as unhas.  Modele  , desenhe , remodele as sobrancelhas, curve os cílios e use rímel para alonga-los e abrir o olhar. Disfarçe  olheiras com corretivos.  Use um blush para dar mais cor e vida a face. Vá ao dentista. Voce nem pode imaginar o quanto um sorriso harmonioso embeleza o rosto. 

Enfim, ame- se , cuide-se . Parece papo de gente superficial que valoriza apenas a aparência, mas os feios ( as) que me perdoem, mas beleza é fundamental...


Nenhum comentário: