Dizem que a felicidade é feita de pequenos momentos. Às vezes concordo , às vezes não.
Concordo que todas as coisas simples do nosso cotidiano também nos trazem muitas alegrias e bem estar, porém , aquela felicidade plena que consegue mudar o brilho dos nossos olhos tem mais a ver com as grandes realizações que nos proporcionem satisfação.
Também dizem que, para sermos felizes em um relacionamento é preciso saber estar feliz mesmo que sozinho. Concordo . E aí é onde entra o papel das "pequenas coisas" que podemos fazer mesmo estando sozinhos.
A diferença entre viver a felicidade através das pequenas coisas mesmo sozinho , e provar da felicidade estando ao lado de alguém é o " ter com quem compartilhar". De nada valeriam as nossas alegrias e conquistas se não houver um alguém para compartilhar. Quando digo compartilhar , me refiro a uma troca , onde um dá e o outro recebe de forma empática e igualitária. Compartilhar é doar aquilo que temos para receber em troca aquilo que necessitamos. Não existe satisfação em nenhuma relação onde apenas um se doa . Nem todo o mundo nasce com o espírito de Madre Tereza de Calcutà. Vamos ser práticos, a vida não é um belo conto de fadas.
A felicidade , aquela plena, não tem data de validade , nem dia marcado para a vivenciarmos. Porém, na minha singela e humilde opinião , ela não é feita de momentos fulgazes . Ela pode estar presente em nossas vidas desde a nossa mais tenra infância , assim como pode tardar tanto ao ponto de só se fazer presente em uma fase muito tardia de nossas vidas.
Pequenos momentos felizes , compartilhados ou não , são como pequenos regalos que nos contentam e nos alegram por momentos. A felicidade plena , ainda não provada por muitos de nós , tem uma grande relação com a nossa plenitude espiritual que pode ser alcançada através de longos anos de aprendizagem e prática espiritual.
A sabedoria tem papel fundamental neste processo para aqueles que ainda não conseguiram provar da plenitude real de estar "em felicidade".
" A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior." Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário