sábado, 3 de dezembro de 2016

Atitude yoga



Ser yoga ou fazer yoga?

Quando eu iniciei minha pratica de yoga a minha intenção era apenas de ter mais equilibrio emocional e flexibilidade fisica. Nada mais. Intenção egoísta , ne não?

Na minha primeira aula de yoga em São Paulo no Espaço "Almazen" , já levei um susto ao descobrir que o yoga è muito mais do que ter flexibilidade fisica . O meu instrutor falava de "atitude yoga" , ou seja, viver o yoga no nosso dia à dia , e não apenas praticar assanas para o beneficio próprio. 

Ainda não pratico com muita assiduidade por falta de tempo, as minhas praticas tem se resumido em uma a duas vezes por semana nas minhas folgas. Poderia praticar mais , mas durante a semana o tempo é curto demais para poder viver o yoga como se deve , com 100% de entrega . 

Apesar de não praticar os assanas com muita frequência algumas atitudes diárias podem ser muito mais válidas do que simplesmente fazer assanas e não estar com a mente voltada para aquele momento. 

Saborear uma comida à cada garfada sem estar com a mente dispersa é também uma forma de praticar yoga. Observar as cores do seu alimento, o aroma, a textura e o sabor sem dispersar com o ambiente movimentado e barulhento de um restaurante é "yoga". 

Ontem, antes de sair com uma amiga ( japonesa) fiz alguns minutos de yoga , talvez, 20 minutos. Pode ser coincidência , ou não, mas o nosso passeio foi extremamente harmonioso. Nada me incomodava , tudo estava tranquilo e perfeito. Nem ela reclamou da vida e do marido como o faz com frequência. 

No meio do nosso passeio por um Shopping center , vi em uma loja de paēs , panettones em pedaços de uma marca Italiana ( Sanremo) . Comprei dois pedaços para poder matar a saudade de comer panettones . Eu pretendia devorar os dois pedaços , um a noite e o outro logo pela manhã. A minha amiga japonesa havia comentado comigo que ela também gostava de paēs do tipo panettone. Na hora me veio instintivamente o cuidado de esconder os panettones dela, enfiar a sacola de panettones dentro da bolsa , ou sei lá. Tudo isso para não ter que dividir com ela. 

No final da noite , após termos passado uma tranquila e equilibrada noite juntas, entre jantar , compras e conversas amenas , nos despedimos na escadaria do meu predio, afinal, ja passava da meia-noite. Agradeci como sempre , com aquela leve curvada que os japoneses fazem para agradecer a alguém . Peguei minhas sacolas de compras , mas havia uma sacola que estava me incomodando. Eram os pedaços de panettones que vim segurando no colo dentro do carro. Não me incomodavam pelo volume ou peso, o incomodo foi mais pelo meu sentimento egoísta de tentar proteger os panettones para devora-los sozinha quando a minha amiga se fosse. 

Naquele momento, a sacola com dois pedaços de panettones italianos  que pesavam menos de 200 gramas , estavam pesando 1 quilo somente com o meu egoísmo e a minha gula. Peguei a sacola e ofereci a ela um dos pedaços como sinal de agradecimento pela companhia. No começo ela recusou , com aquela cerimônia,  tipico de japoneses, mas depois aceitou e ressaltou novamente que adora paēs naquele estilo , apesar dela não entender muito bem o significado de um "panettone" para nós brasileiros. 

A sacola diminuiu de peso ,100 gramas a menos , e eu diminui 1 quilo na minha consciência egoísta repartindo com ela um pedaço de panettone. 

Parece uma atitude tão sem sentido se imaginarmos que o valor material de um simples pedaço de panettone italiano custa em media 5 dolares , não é mesmo? Pois e, mas o preço não é bem aquele que se coloca em coisas materiais e sim em atitudes. 

Eu não poderia terminar a noite com esta atitude egoista e quase mesquinha de querer devorar os panettones sozinha. Aliás, devorar um alimento nem é uma atitude yoga . Pior ainda quando se faz isso com um sentimento de egoísmo. 

Pequenas atitudes que representam muito. Isto é yoga. Vivendo e aprendendo...ainda.

Namastê! 

Nenhum comentário: