sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Idolos , gente como a gente

                            

Meus idolos já faleceram. É nestas horas que me conscientizo que a vida é apenas uma longa viagem. 
                          

Nesta semana tive alguns insigths da adolescência ao começar a assistir alguns videos da minha banda de rock preferida , o Queen. Fiz parte do fã club desta banda nos anos 80 e cheguei a assistir um show ao vivo da banda no estádio do Morumbi. Ingresso que ganhei em um sorteio de uma rádio. Na época  eu era muito menina e não tinha condições de pagar uma apresentação como esta. Também não me lembro como os meus pais me permitiram ir assistir a um show de rock no estádio do Morumbi, sendo que o retorno era quase de madrugada, e eu era ainda menor de idade. Também não me recordo como foi que eu paguei a minha passagem de ônibus. Só me recordo que ao final do show , eu e uma amiga ( também menor de idade) voltamos a pé por um longo trecho da Avenida Francisco Morato.

Insigths da adolescência à parte, fui viajando nos tantos videos que encontrei sobre a banda e a vida do meu idolo : Freddie Mercury. Me recordo na época, que quando começaram rumores de que ele era gay , me decepcionei um pouco . Ídolos são perfeitos , idolatrados , e pensar que ele era apenas mais um ser humano cheio de conflitos , complexos , vicios e desejos carnais me frustrou na minha concepção de idolo.

Obviamente que na época eu era muito inexperiente para compreender que os nossos ídolos são feitos de carne , osso e sentimentos. Hoje, continuo admirando o meu idolo da adolescência pelo legado que ele nos deixou. Suas musicas, sua performance , sua personalidade, e um modo extravagante de lidar com a sua necessidade de se sentir preenchido .

Outro idolo , não menos famoso , era Elvis Presley. Assistia a todos os seus filmes na "sessão da tarde" . Ele era lindo e perfeito . Só que não.  Capricorniano , sulista ( diga-se machista) , Elvis era o Capricorniano perfeito com todas as suas imperfeições. O que muita gente não sabe ainda , mesmo depois de tantos anos da sua morte, é que Elvis era muito devoto a Deus. Também era aficionado por leitura , incluindo alguns livros sobre numerologia. Em uma de suas leituras , Elvis descobriu que o seu destino era o numero 8 . De certa forma , ele ja sabia que a sua vida seria um grande sucesso e que possivelmente morreria ainda jovem, aos 42 anos.  Talvez , por este saber  , ele louvasse tanto a Deus em seus ultimos shows. Quem não se lembra de Elvis cantando "  Gloria ,Gloria, Aleluia"?

Meus idolos da adolescencia eram meros mortais, dotados de dons que os diferenciavam da grande maioria , mas nunca deixaram de ser gente como a gente.  A admiração maior que podemos ter por nossos ídolos , é compreender a perfeição de suas proprias imperfeições , assim sendo: humanos.


Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto” (Êxodo 20. 4-5)

Nenhum comentário: