domingo, 18 de fevereiro de 2018

Escrever é a melhor terapia

                     
   
 O diário de Anne Frank. Imaginem como seria a vida de Anne Frank sem um diário em seu periodo de clausura. 




Certa vez li uma matéria sobre terapia alternativa para amenizar a ansiedade , e um dos tópicos era sobre escrever tudo aquilo que está em nossa mente. Tipo , um diário de bordo.

No começo , para aqueles que assim como eu não tenham  aquela facilidade natural de  expressar em palavras os próprios pensamentos e sentimentos , pode parecer algo dificultoso. A mente borbulha e as palavras não vem com muita facilidade para expressar aquele momento.

Com o tempo e a prática a nossa mente aprende a ordenar e a filtrar os nossos pensamentos. Tal prática é recomendável também para melhorar a nossa capacidade de redigir um texto e a não cometer muitos erros gramaticais. Eu continuo errando muito, mas percebo que melhorei consideravelmente desde que comecei a escrever.

Outro fato considerável que ocorreu comigo foi a diminuição da "tagarelice". Falar sem freios, fazer comentários desnecessários era algo muito frequente na minha forma de me comunicar com o mundo.      Hoje penso duas vezes antes de opinar sobre qualquer assunto que não me diga respeito. E se por acaso me expresso  , é com apenas uma frase . Geralmente fatal!

E a ansiedade? Esta simplesmente evaporou-se!

O ato de escrever nos ajuda a ordenar os pensamentos , e quanto mais a praticamos , mais serenos nos tornamos . Cada pensamento tem o seu lugar, a sua hora , alguns são simplesmente descartados quando escrevemos sobre ele.

Escrever e ler com certa frequência também ajuda a manter a mente ativa e sã. São tantos os benefícios que se expressam em nossa vida prática ,  e  em nossos relacionamentos , que todo mundo deveria ter este hábito para simplesmente parar de se preocupar por antecipação ( a ansiedade). E por  tabela , parar de cuidar da vida alheia.


Nenhum comentário: