quinta-feira, 3 de maio de 2018

Operação lava jato



Vivendo distante do Brasil há mais de 10 anos não dá para entender de forma clara os últimos acontecimentos na política e na economia do Brasil. De forma geral subentende-se que o país está passando por um momento histörico de crise política e economica derivados de corrupções e descrédito da população.

Pude compreender um pouco a grandiosidade do atual momento polîtico brasileiro ao assistir a delação premiada de Palocci ( ex- Ministro da Fazenda do Governo Lula) . Em seu depoimento Palocci admitiu ter duas contas no exterior , uma na Suiça e outra em Mônaco com um valor total de 20 milhões de euros que ele se dispos a repatriar.

Se Antonio Palocci que é apenas um dos condenados da Operação Lava- Jato e recebeu durante o seu mandato como Ministro da Fazenda este montante proveniente de proprinas , quanto será o total de propina recebido por todos os envolvidos? Com certeza seria no minimo um montante suficiente para aplicar em infra-estrutura no país.

A palavra propina significa suborno . Ato que se refere a pagar ou receber uma "gorjeta" ilicitamente. E como um país do tamanho do Brasil poderia progredir com governantes que possuem a mentalidade da "gorjeta" na administração pública?

O ex-presidente Lula , apesar de ser denominado por muitos como o "chefe" da corrupção, no meu entender foi o que recebeu menos , apesar de milhões serem desviados para o fortalecimento do seu partido e favorecimento ao enriquecimento de seus filhos. Na minha humilde opinião , Lula se aproveitou de seu cargo para obter favores políticos e materiais , mas ao mesmo tempo foi engolido
por seu próprio esquema, ou melhor dizer, comparsas. Toda esta corrupção em seu governo com certeza teve inicio na compra de votos para fortalecer o seu partido, com o tempo esta artimanha tornou-se ponto chave para o seu governo e a disseminação da corrupção em algo "normal" .

Segundo Antonio Palocci , chegou um momento em que ele recebia "propinas" sem nem interferir em nenhum processo. Era normal receber ofertas de proprinas. Os interessados já sabiam que o ponto para se iniciar uma conversação era o pagamento de propinas ao governo Lula.

Quanto a Petrobrás que valia no inicio do governo Lula cerca de 15 bilhões  pulou para 300 bilhões , que foram também absorvidos pela corrupção e pela má administração de um governo de fachada de sua sucessora Dilma Roussef.

Resumindo, o foco de nossos governantes era o benificio próprio. Lula com seus ideais socialistas de fortalecimento de seu poder através de seu partido politico e ego inflado por ser o unico presidente da história sem formação universitária, e seus comparsas que enriqueceram com operações ilícitas tinham apenas o foco dos conxavos em benefício próprio. E o país , como nação, onde fica nesta histöria?

É preciso mudar a mentalidade do brasileiro de votar sem consciência. É preciso parar de adorar  heróis que no imaginário das pessoas salvariam a nação. É preciso parar de se vitimar e culpar o governo por todas as mazelas do  país e se conscientizar da importância do seu próprio voto. Quem votou no Tiririca não tem o direito de reclamar por ele não ter feito absolutamente nada . O seu projeto era voltado a educação de crianças do circo. Quantos cidadãos são provenientes do circo para que ele tenha recebido tantos votos?

Sempre digo e reafirmo que a base de uma nação está no seu senso de civismo, e isto se aprende nas escolas. Por pior que sejam as estruturas fisicas dos estabelecimentos de ensino a qualidade do ensino
público é fundamental para o Brasil do amanhã.

E quem é que está interessado em investir milhões na qualidade do ensino público e no civismo de toda uma nação quando existem outras prioridades e interesses políticos?

Em meio a esta realidade , o unico sentimento que tenho não é de desesperança , apesar de crer que não estarei viva para presenciar uma real mudança na mentalidade brasileira,. Aquilo que me toma hoje é uma profunda tristeza ao constatar que é preciso mais que um herói para salvar a nação. É preciso mudanças na mentalidade e na conduta de cada cidadão brasileiro. E isto, leva muito, muito tempo.






Nenhum comentário: