domingo, 6 de maio de 2018

Psicopáta , político ou Don Quijote?

           


Na falta do que fazer neste longo periodo de clausura do Golden Week japonês, que para mim foram de longos dez dias. Decidi assistir videos sobre a situação politica brasileira. Naveguei por vários videos e sites de notícias. Até fui parar em um video português onde um comentarista pintava o perfil do nosso ex-Presidente e candidato a mártir Lulalá. Ouvi atentamente ao parecer  do português que era um historiador político ou coisa do gênero. Queria saber qual era a imagem que ele , sendo português , e de certa forma neutro, tinha do nosso candidato à martir e preso político.

Para a minha surpresa a imagem que o português tinha era a mesma que eu concluí assistindo a vários videos dos ultimos pronunciamentos do nosso ex-Presidente.

Preso político não é, porque a questão da Lava-jato tratava de corrupção. Mártir também não é , apesar dele se comparar algumas vezes a Jesus Cristo. Político ele é , não por formação , mas por tudo o que ele vivenciou em sua carreira. E vamos concordar que ele é muito ardiloso e inteligente.

Quanto a inteligência do nosso ex-presidente Lulalá, para mim , beira a psicopatia. Psicopátas são inteligentes por natureza e são muito determinados. Nem a morte de sua esposa em meio a tantas conturbações o tirou de seu objetivo. Seria normal e aceitável que ele estivesse muito mais fragilizado, mas em momento algum ele quis transparecer fraqueza.

Aos poucos fui desenhando o perfil do ex-Presidente , juntando as peças de sua trajetória de vida desde o tempo do Sindicato dos Metalúrgicos. Ele era ótimo como sindicalista, sem dúvida alguma, e talvez se ele não tivesse ouvido o seu ego poderia entrar para os  livros de história como o mais atuante e revolucionário lider sindicalista e parar por aí.

Vencido por seu ego , Lula queria mais. Queria ser o presidente da República. E conseguiu. . Entrava para os livros de historia como o primeiro Presidente que saiu da classe operária sem  formaçào universitária  para presidir a Presidencia da República. Que feito fantástico!

O Brasil parecia crescer em seu governo. Só parecia . Trocava-se seis por meia dúzia. Muitas linhas de crédito abertas para movimentar a economia  brasileira. Todo mundo tinha crédito , até quem nem pedia, em um esforço de fazer a economia girar e criar novos postos de trabalho. A impressão que tinhamos ( chegando de fora) , era de um crescimento ficticio ou de pouca duração.

Os escândalos também foram uma marca em sua trajetória. O mensalão em seu governo e a lava-jato em seguida, que culminaram em sua prisão. Mesmo metido em tantos escândalos ele não se deu por vencido e desta vez quis travar batalha com os moinhos de vento , juntamente com seus fieis escudeiros . Vestia-se novamente de mártir , uma mistura de Che Guevara , Jesus Cristo e Don Quijote para vencer os moinhos de ventos.

Qual será o seu próximo personagem no  pós prisão? Martin  Luther King?


Nenhum comentário: