sábado, 9 de março de 2019

Vizinho japaonês



Nos noticiários nikkeis aqui da terrinha dos samurais é frequente ler noticias sobre desentendimento com vizinhos acabando em tragédia. Em uma das ocorrências um japonês esfaqueou o seu vizinho por estar fazendo churrasco no seu quintal com alguns amigos. Se o vizinho churrasqueiro fosse brasileiro eu até entenderia o incomodo porque brasileiros são bem ruidosos. Mas o fato ocorreu com dois vizinhos japonese e durante um final de semana. Em outro caso , um japones tocou fogo no apartamento do vizinho porque o vizinho era barulhento.

Apartamentos no Japão tem as paredes finas , talvez em função do material usado para evitar grandes desastres com os terremotos , ou por ser mais barato mesmo. Sei lá! O fato é que na maioria dos apartamentos japones ouve-se até o peido do vizinho, o rônco, as conversas ao telefone, e etc.
Não dá pra ser feliz assim ,ne!

Por mais que sejamos cuidados em não fazer barulho , algum barulho irá ecoar para o vizinho de cima , ou debaixo , ou dos lados. E se deixarmos a janela aberta o som pode ecoar pela vizinhança inteira. Falar mal do seu vizinho do lado no patio do predio também não é recomendado. A conversa pode ecoar , mesmo que se estava no terreo.

Os japoneses por costume são bem silenciosos , os carros não são barulhentos , e as pessoas costumam falar em tom baixo mesmo caminhando nas ruas. Com exceção de algumas estudantes japonesas que não falam, elas gritam, quando em grupo.

Cidades mais movimentadas podem ser mais barulhentas , mas as cidades no interior do Japão são bem silenciosas e nem durante o dia ouve-se muito barulho . Aqui na cidade onde eu moro é um silencio total do amanhecer ao anoitecer.

Com tudo isso, sou obrigada a não falar ao telefone de madrugada com familiares do Brasil, não levar amigas para o apartamento á noite , não secar o cabelo com o secador depois das 22:00 hs , não tomar banho a noite , não lavar louça, não assistir a tv , e muito mais. Minha vida está reduzida a alguns videos do youtube no ipad no volume medio. Mesmo assim o meu vizinho de cima parece se incomodar. Ele começa dar chutes no piso que mais parecem com um terremoto.

Minha gente! Mais silencio do que isto? Só se eu fose muda e surda. A solução que encontrei foi de dormir no chão, mais longe do teto para poder assistir a alguns filmes e videos . Talvez eu compre um phone de ouvido para o meu ipad e smarthphone quando eu quiser dormir na minha cama assistindo filmes.

Se o meu vizinho fosse brasileiro , bastava bater na sua porta para conversar e encontrar uma maneira de solucionar o problema. O dialogo é sempre a primeira tentativa. Pode não funcionar , mas seria uma tentativa. No caso, o meu vizinho é japonês . Um rapaz entre seus vinte e trinta anos , solteiro e que trabalha em turnos alternardos. Ninguém o visita, ninguem liga pra ele . E nos finais de semana ou em feriados ele nunca volta para sua casa, como a maioria dos japoneses fazem aqui. No minimo ele é um estressado porque ele passa seus dias de folga no apartamento lavando roupas e em silencio total dentro do apartamento. Qualquer pessoa ficaria estressada com este tipo de vida, trancado dentro de um cubiculo e em silencio. O cara podia sair para praticar algum esporte , mas parece que ele só sai para trabalhar mesmo.

E o que que eu faço com um vizinho desse?

Devo respeitar o silencio após as 22:00hs , mas nem poder assistir aos meus videos em volume medio? Já pensei em jogar na sua caixa de correio um par de tapa ouvidos. Ou telefonar para a administração dos apartamentos para intermediar um dialogo. Mas, não sei se resolveria. Japoneses são pessimos para administrar conflitos.

E a saga continua...

Hoje é domingo, 14:42 hs. O meu vizinho está em casa lavando roupas e provavelmente ele vai passar o dia em silencio trancado no apartamento fazendo , sabe- se lá o que? Provavelmente curtindo o proprio stress e esperando que eu faça um minimo de barulho depois das 22:00hs para ele poder despejar todo o seu stress chutando o piso do apartamento. ..


Nenhum comentário: