segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Amizade com japoneses


Quando se vive em um país diferente à nossa cultura , eu acredito que é mais que necessário aprender a lingua e os costumes do local para nos sentirmos mais inseridos dentro da realidade local. Porém, fazer novos amigos é um grande desafio. É preciso ter paciência!

Talvez a paciência seja o fator determinante para uma boa adaptação em qualquer país . Não fazer comparações culturais , por exemplo. Cada país tem a sua cultura e ela deve ser respeitada.

Apesar de ter esta consciência , às vezes me pego impaciente com os absurdos que ouço de alguns japoneses . E se estava nascendo uma nova amizade , ela simplesmente vai por àgua à baixo.

Certa vez conheci um engenheiro japones no meu trabalho. Ele era um japonês bonito ( coisa rara), alto e muito inteligente. Até rolou um certo clima entre a gente , e a japonesada torcia para que nós namorassemos ou coisa do gênero. Mas,....... um belo dia ele me perguntou se eu era portuguesa pelo fato de eu falar português. Aí não deu mais! A decepção com a ignorância dele foi demais pra mim. Não dá pra começar nada com alguém que simplesmente desconhece as nossas origens básicas. Sendo que , a fabrica onde eu trabalhava era lotada de brasileiros descendentes. Não rolou nem uma saida para um karaokê. Acabava ali o que nem tinha começado.

Ontem, aconteceu algo parecido comigo e uma japonesa que já conheço hà anos. Inclusive saimos juntas muitas vezes para almoçar fora , ir ao shopping, e ela já me ajudou algumas vezes sendo minha fiadora aqui em terras nipônicas. É uma relação longa de mais de dez anos , mas não consigo aprofundar a nossa amizade , que aliás, é bem conflituosa.

Enfim! Vamos ao ocorrido. Ela me perguntou se eu sabia o que era ano bissexto. What???Fiquei com uma cara de espanto e respondi que qualquer pessoa sabe. Pra piorar a situação ela me desafiou a explicar o que era. Respondi que não sabia como se falava em japonês , mas que em portugues é ano bissexto. Ela começou a rir ( meio sem graça) e soltou essa: - Ahhh, vocês também tem ano bissexto? What?????

Por essas e outras , eu simplesmente não me animo a fazer amizades com japoneses. É preciso ter muita paciência e compreender que o Japão é uma ilha e de certa forma isolada do resto do mundo. Nem todo japonês é viajado . Nem todo japonês consegue ler noticias em outras linguas . Nem todo japonês tem a mente aberta para aceitar diferenças, sejam elas culturais ou raciais.

Aquilo que restam são as amizades superficiais. Não há como ultrapassar  as barreiras culturais quando aquilo que prevalece é a ignorância e a falta de paciência. Podemos estudar a cultura , podemos aprender a lingua , mas a barreira sempre existirá de alguma forma.

Com isto, não quero afirmar que os japoneses não servem para serem amigos. Servem , de uma outra forma a qual nós não estamos acostumados. Paciência. É o que tem pra hoje!




Um comentário: